O Palmeiras recebeu o Fluminense na última partida perante sua torcida no Allianz Parque e venceu por 1 a 0. Com vitória, conquistada por gol de Breno Lopes, o time está praticamente garantido com o título do Brasileirão, mas devido aos resultados dos rivais, o grito de campeão continua engasgado. Apesar das chances de igualar na pontuação e até no número de vitórias, o saldo de gols parece improvável, levando ao status de “campeão virtual”.
O que é um “campeão virtual”?
O termo surgiu como alternativa para entender que as chances são mínimas de alguma remontada. Com 99% de chances de ser campeão, mesmo se o Atlético-MG vencer o Bahia na próxima rodada e o Flamengo o São Paulo, o saldo de gols daria a vitória para o Palmeiras, mesmo com uma derrota contra o Cruzeiro.
Para que o Atlético-MG consiga ser campeão, o Palmeiras teria que perder contra a Raposa e o Galo tirar um saldo de gols de mais de oito gols na partida contra o Bahia. Além de uma goleada improvável, o Esquadrão deve lutar ao máximo para vencer a partida, pois sua permanência na Série A depende deste resultado.
Uma goleada do Alvinegro não tão elástica também pode render título, mas o Verdão rpecisaria ser goleado pelo Cruzeiro, maior rival do Atlético e já com permanência garantida.
Por outro lado, o Flamengo visita o São Paulo na última rodada do Brasileirão, mas precisaria estufar as redes em 16 ocasiões. Ainda com o placar histórico, o Rubro-Negro ainda precisaria torcer por tropeços do Atlético-MG e principalmente do Palmeiras.
Então, em caso de uma derrota do Palmeiras, os critérios de desempate como forma de decidir o campeão indicam ser muito improvável que o Verdão não vença a edição de 2023.
‘Campeão vitural’ após vencer o Fluminense, Palmeiras se prepara para confirmar a taça no Brasileirão
Em condições muito favoráveis para conquistar o título do Campeonato Brasileiro em 2023, o Verdão tem mais um compromisso depois de bater o clube carioca. O Palmeiras volta a campo nesta quarta (6), para enfrentar o Cruzeiro, às 21h30 (de Brasília), no Mineirão. O embate contra a Raposa pode confirmar o status de ‘campeão vitural’ do Alviverde e garantir o 12º título do campeonato.