Descontente com os resultados de 2023, o Flamengo tem o intuito de promover grandes mudanças no futebol para o ano seguinte. Com Tite, o clube define chegadas e também saídas. Duas delas já foram anunciadas, como o lateral-esquerdo Filipe Luís e o zagueiro Rodrigo Caio, mas há um quarteto que também não está nos planos da diretoria e comissão técnica.
Segundo informações iniciais do jornal “O Globo“, David Luiz, Varela, Santos e Pablo são peças negociáveis no rubro-negro. Como possuem contrato vigente e salários importantes, o clube não pode simplesmente dispensá-los pois financeiramente seria uma prejuízo maior. Este, inclusive, tende a ser um grande empecilho para futuros interessados.
David Luiz, por exemplo, estaria na mira do São Paulo. De acordo com Julio Miguel Neto, o interesse teria partido de Dorival Júnior, que trabalhou com o zagueiro em 2022 e juntos conquistaram a Libertadores e Copa do Brasil.
Contratação das mais caras na temporada, Allan custou ao Flamengo cerca de R$ 42 milhões para tirá-lo do Atlético Mineiro. Entretanto, o meio-campista não caiu nas graças de Tite e a transferência é vista pela diretoria como precipitada. O jogador chegou ao clube carioca por indicação de Jorge Sampaoli. Há outros setores que também desagradam.
“Nas laterais, há tentativas de vendas de Matheuzinho e Wesley para que nomes de maior peso cheguem para jogar. O mesmo vale para a lateral esquerda depois da saída de Filipe Luis. Ayrton, mesmo convocado, não demonstrou ter capacidade para sustentar a posição”, diz O Globo.
Flamengo no mercado da bola
Em termos de contratações, há um forte interesse na vinda de Nicolás De La Cruz. Conforme trouxe recentemente o UOL Esporte, o próprio meio-campista manifestou ao River Plate o desejo de vestir a camisa do Rubro-Negro. Com o Flamengo não haveria dificuldades no acerto, restando selar um acordo com os argentinos.
Ex-Red Bull Bragantino e atualmente no Zenit, Claudinho é mais um nome na pauta, mas este exigiria uma engenharia financeira importante, isso porque possui contrato vigente e é tido como titular absoluto do time russo.
Para a defesa, Léo Ortiz é outra alternativa que agrada a diretoria rubro-negra. As negociações devem ser intensificadas ao fim do Brasileirão.