Após sair em desvantagem, o Cruzeiro conseguiu empatar contra o Athletico (1 a 1) na noite desta quinta-feira (30), no Mineirão, em duelo da 36ª rodada do Brasileirão. Vitor Roque abriu o placar para o Furacão e Matheus Pereira deixou tudo igual para a Raposa. Ambos os gols saíram no segundo tempo.
Com o resultado, o Cruzeiro caiu para a 14ª colocação, com 45 pontos ganhos, quatro à frente do Bahia, primeiro clube do Z-4. Já o Athletico-PR, que completou sete jogos sem vitória, permaneceu na oitava posição, com 53, e não tem mais chances de classificação à Libertadores.
Cruzeiro domina o primeiro tempo
O Cruzeiro pressionou a saída de bola adversária desde os primeiros minutos e criou boas chances para abrir o placar. Aos oito, William cruzou com perfeição para Artur Gomes testar no travessão. No rebote, o atacante cabeceou nas mãos de Bento. No minuto seguinte, Machado soltou pancada em cobrança de falta e o goleiro athleticano espalmou.
A Raposa seguiu mais presente no campo ofensivo, porém, aos 45, a defesa vacilou e permitiu que William ficasse totalmente sem marcação. O atacante finalizou para grande defesa de Rafael Cabral
Segundo tempo
Insatisfeito com o desempenho do Athletico nos 45 minutos iniciais, o técnico Wesley Carvalho voltou do intervalo com duas mudanças. Vitor Roque e Madson entraram no time, respectivamente, nas vagas de Willian Bigode e Zapelli.
O Cruzeiro não mudou a estatégia e seguiu pressionando o rival em busca do gol. Logo aos 3, Luciano Castán acionou Marlon na esquerda. O lateral rolou para Japa finalizar perto da trave.
Com rápidas trocas de passe, a Raposa envolvia os rivais. Após bate-rebate, Bruno Rodrigues chutou para Bento bloquear com os pés.
O Athletico surpreendeu os anfitriões logo na primeira chegada ao ataque. A Lei do Ex prevaleceu. Aos 20, Fernandinho deu lindo passe por elevação, Erick ajeitou de cabeça para Vitor Roque, ex-Cruzeiro, completar para o gol.
O Furacão se sentiu mais confortável em campo após o gol e passou a frequentar mais o campo ofensivo. Aos 28, a Raposa voltou ao ataque. Matheus Pereira foi derrubado por Erick dentro da área e o árbitro Leandro Vuaden assinalou pênalti. Bruno Rodrigues bateu, Bento defendeu e no rebote Marlon chutou muito longe.
O Cruzeiro não se abateu com o pênalti perdido e empatou aos 39 com golaço de Matheus Pereira. Principal contratação cruzeirense na temporada, o meia, enfim, conseguiu balançar as redes.
Empolgado com o empate, o Cruzeiro pressionou nos minutos finais, cientes de que uma vitória deixaria a equipe mais perto de assegurar a permanência na Série A.
Aos 49, Lucas Silva fez bela jogada individual e finalizou para fora. Foi a última chance da partida.
Próximos jogos das equipes
O Cruzeiro volta a campo no próximo domingo (03), às 18h30 (horário de Brasília), contra o Botafogo, no Nilton Santos. No mesmo dia e horário, o Athletico recebe o Santos, na Ligga Arena. Ambos jogos são válidos pela penúltima rodada do Brasileirão.