No início da noite deste domingo (26), o Flamengo visita o América-MG, em Uberlândia, brigando pelo Brasileirão Série A. Com apenas uma vitória oficial na cidade mineira, os Rubro-Negros almejam voltar ao Rio com os três pontos para manter a caça ao Palmeiras no Campeonato Brasileiro. No local da partida, os cariocas já protagonizaram jogo decisivo, com Romário, Edmundo e ‘guerra campal’ roubando a cena do espetáculo.
No Parque do Sabiá, palco da partida de logo mais, o Flamengo conta com um retrospecto ruim: apenas 29,1% de aproveitamento em oito jogos, com duas vitórias, um empate e cinco derrotas. No entanto, somente um triunfo aconteceu em jogos oficiais.
Contudo, essa vitória do Flamengo sobre o Vélez Sarsfield veio em uma partida emblemática, que simbolizou muito bem a rivalidade Brasil x Argentina. O confronto em questão, ocorreu em 1995, ano do centenário do Flamengo. Com a dupla de peso Romário e Edmundo, os Rubro-Negros receberam o Vélez Sarsfield, pelas oitavas de final da Supercopa dos Campeões da Libertadores daquele ano.
Em solo argentino, o Fla havia superado a equipe dos ‘Hermanos’ por 3 a 2 e dependia apenas de uma empate para lograr a classificação à próxima fase. Mas, devido ao impasse nos bastidores entre os clubes cariocas e a Superintendência do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), em relação à divisão das receitas dos jogos no Maracanã, a praça esportiva não pôde sediar o duelo.
Dessa forma, após o Fla mandar seus jogos naquele ano em locais como Brasília, Florianópolis, Fortaleza ou Cariacica, Uberlândia acabou sendo a cidade escolhida para Flamengo x Vélez Sarsfield.
Romário e Edmundo foram as figuras do duelo
Com apenas cinco minutos de jogo, o Flamengo inaugurou o marcador com gol contra de Pellegrino. Já na segunda parte da partida, Edmundo ampliou o placar aos 16 minutos, com a assistência de Romário. No entanto, o Baixinho também deixou sua marca, ao balançar as redes aos 38 minutos da etapa complementar.
Porém, a partir dos 44 minutos, deu início a uma verdadeira ‘guerra campal’, com muita confusão e pancadaria. Nesse momento do jogo, Edmundo tentava uma arrancada pela lateral do campo e acabou sendo acertado por uma cotovelada de Zandoná. A agressão do adversário foi ignorada pela arbitragem, que sequer marcou ação faltosa.
Sendo assim, Edmundo, inconformado, levantou e deu um tapa no rosto do adversário. E o argentino revidou a agressão com um tapa e um soco logo na sequência.
Ao se dar conta da troca de agressões, Romário tomou as dores do companheiro e chegou com uma voadora por trás do defensor. A ação do Baixinho deu início a uma pancadaria generalizada.
O árbitro encerrou a partida antes do fim por conta da briga, e dias depois a pancadaria foi levada a julgamento: Zandoná foi suspenso por quatro partidas, e Romário e Edmundo, duas.
Volta ao Parque do Sabiá em América-MG x Flamengo
A última vez que o Flamengo esteve no estádio, foi em junho de 2014. Na ocasião, os Rubro-Negros perderam para o Cruzeiro, por 3 X 0, pelo Brasileirão Série A.
Já a segunda e última vitória no estádio aconteceu há quase 10 anos, também em 2014, em um amistoso contra o São Paulo por 1 X 0. O gol do Fla foi anotado pelo atacante Marcelo Moreno.
América-MG x Flamengo será disputado hoje, domingo (26), às 18h30 (de Brasília), no Parque do Sabiá, em Uberlândia. A partida é válida pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com 60 pontos na tabela e na terceira colocação do certame, dois a menos em relação ao líder Palmeiras, o Mengão está na briga pelo título da competição.