PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Vôlei Jogador Wallace é sentenciado à prisão por postagem contra Lula; entenda

Jogador Wallace é sentenciado à prisão por postagem contra Lula; entenda

Oposto foi condenado a três meses e 15 dias de prisão; atleta optou pelo pagamento de multa

Bruno Bravo Duarte
Bruno Bravo Duarte é um jornalista que atua como editor, redator e repórter há mais de dez anos. Formado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá em 2004, teve passagens por EQI Investimentos, Naspistas.com, Jornal Povo, Jornal do Rock e Niterói TV. Atualmente no Torcedores.com
 Tom Pennington/Getty Images

Tom Pennington/Getty Images

Depois de criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com um discurso bastante agressivo, o jogador de vôlei Wallace, do Cruzeiro, foi condenado a três meses e 15 dias de prisão. De acordo com o o juiz Jorge Gustavo de Macedo Costa, do Tribunal Regional da 6ª região, em Belo Horizonte, o oposto, campeão olímpico pela seleção brasileira, teria instigado a violência.

Para evitar a prisão, Wallace optou pelo pagamento de multa de R$ 20 mil. Segundo o magistrado, “a instigação, no contexto político instaurado no país à época, seria facilmente capaz de inspirar que o comportamento sugerido migrasse do plano das ideias para o plano da realidade”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A sentença foi publicada inicialmente pela Folha de São Paulo. O motivo que levou o jogador a condenação foi uma enquete compartilhada em suas redes sociais, onde os participantes se demonstraram favoráveis a um atentado contra Lula.

“Esse estímulo se ampliou diante o compartilhamento do assombroso resultado da enquete, indicativo de que a maior parte do público executaria o homicídio da autoridade máxima do país, o que poderia encorajar o efetivo cometimento do fato sob a justificativa falaciosa de refletir a vontade da maioria”, continuou Jorge Gustavo de Macedo Costa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Wallace utilizou uma imagem em clube de tiro

A polêmica teve o seu início no dia 31 de janeiro, quando o Wallace participava de um treinamento em um clube de tiro. A arma na mão do oposto estimulou um torcedor, que perguntou se o atleta daria um tiro em Lula.

Sem titubear, o oposto respondeu ao seu seguidor e promoveu uma enquete com a republicação do questionamento na sequência. Na votação, Wallace perguntava: “alguém faria isso” e a opção “sim” teve o maior número de votos.

Além de ter sido alvo de críticas, Wallace recebeu uma punição do Comitê Olímpico Brasileiro que o impediu de atuar em partidas de vôlei, incluindo jogos da seleção e do Cruzeiro. O jogador cumpriu a pena de 90 dias e atualmente está disputando a Superliga pelo Cruzeiro.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
Better Collective