Um dos grandes sucessos da TNT Sports é o quadro “polêmicas vazias”, feito pelo jornalista Bruno Formiga.
Nesta semana, Formiga elegeu qual foi a maior promessa do futebol brasileiro pós-Pelé até os 18 anos.
Então, na opinião dele, Ronaldo Fenômeno foi a maior promessa jovem brasileira.
“De todos, o Ronaldo era o mais pronto ainda garoto. Com 16 anos ele já estava mostrando as ferramentas que ele levaria para a vida toda. Tecnicamente, em termos de finalização e arrancada, parecia um adulto já. Ele vira profissional com 16 anos e já é importante para o Cruzeiro.”
“Com 16 anos ele faz 12 gols em 14 jogos no Brasileirão, sendo o terceiro artilheiro do Campeonato Brasileiro. Ele sai do Cruzeiro com 18 anos, com 44 gols em 47 jogos. No PSV, ainda com 18 anos, ele faz 36 jogos e 35 gols. Aos 18 ele já tinha três títulos, incluindo uma Copa do Mundo”, disse Formiga.
Neymar o segundo melhor
Na opinião de Bruno Formiga, Neymar fica atrás apenas de Ronaldo Fenômeno, superando alguns jogadores como Endrick, Vini Jr. e Ronaldinho Gaúcho.
“A melhor jovem promessa do Brasil pós-Pelé fica entre Neymar e Ronaldo. Não tem espaço para nenhum outro. Neymar surge em 2009 com 17 anos. Isso ele fica abaixo de Ronaldo. Com 17 anos ele não joga muito, mas faz 14 gols e é a revelação do paulista. No ano seguinte, Neymar faz 42 gols e tem dois títulos, sendo o melhor jogador em todos os campeonatos.”
“Ele já era protagonista do seu time, coisa que o Vini Jr. não era e o Endrick só está virando agora. O Ronaldinho Gaúcho foi em alguns momentos, mas o Neymar era claramente o melhor e já tratado como um dos melhores do país. E já pediam ele na Copa do Mundo. Aos 18 anos, Neymar tinha 56 gols, 30 assistências e dois títulos. O Neymar subiu para o profissional e entregou muito rápido tudo que se projetava”, disse o jornalista.
Outros jogadores citados
Bruno Formiga ainda citou Ronaldinho Gaúcho, Vinícius Júnior e Endrick como candidatos a este posto. Porém, na opinião dele, ficam atrás.
Sobre Ronaldinho, Bruno Formiga disse que o que pesa contra ele é que ele subiu para os profissionais já com 18 anos. Então, ele não conseguiu ter destaque nacional com 16 e 17 anos, igual os outros.
Em relação ao Vini, o início dele no Flamengo não foi dos mais brilhantes, ainda precisando lapidar muita coisa. Bruno Formiga diz, então, que o ex-jogador do Mengão estava menos pronto que outros jogadores neste início.
Já sobre Endrick, Bruno Formiga destaca o fato dele nem ter feito 18 anos ainda, então, ele ainda teria mais um ano e meio como sub-18, podendo elevar muito mais os seus números. Mas, o jornalista entende que o início de Endrick não foi como o esperado, até por ter poucos minutos em campo.
Veja o programa completo: