O Botafogo encerrou o primeiro turno com um desempenho tão bom que chegou a colocar 15 pontos de vantagem para o vice-líder.
Contudo, algumas questões de administração do clube e falta de consistência do elenco fizeram com que a vantagem fosse não apenas reduzida, eliminada na segunda rodada do campeonato.
Não bastassem os problemas internos, o Botafogo viu também o desempenho de seus adversários mais próximos crescer de maneira exponencial.
O Botafogo ainda pode ser campeão?
Apesar da justa preocupação dos torcedores, um fator que pode trazer calma aos torcedores é que o clube depende apenas de si mesmo para ser campeão no Brasileirão Série A.
Com uma partida a menos, o Glorioso precisa daqui para a frente vencer todos os seus compromissos para garantir o título nacional.
Porém, um empate deixaria o Palmeiras com saldo de gols positivo e, caso também vença todos os seus confrontos, conquistaria o Brasileirão pela 12ª vez.
Grêmio e Red Bull Bragantino também contam com boas chances de título, mas dependem de tropeços do Botafogo para fazer frente ao líder.
A probabilidade de o Botafogo ser campeão caiu vertiginosamente se compararmos o primeiro com o segundo turno.
Segundo os cálculos do Departamento de Matemática da Universidade de Minas Gerais (UFMG) e do Espião Estatístico do Globo Esporte, o Botafogo encerrou o primeiro turno com probabilidade de 98% de levantar o título, mas no returno essa chance caiu para 27%.
Por outro lado, o Palmeiras cresceu de 20% para 44% apenas em virtude dos resultados da última rodada.
O Botafogo aguarda os resultados das próximas cinco partidas na tentativa de levar para a sala de troféus seu terceiro título nacional.
O próximo confronto será o duelo adiado contra o Fortaleza na quinta-feira (23), no Castelão, às 21h30.
Além do Leão do Pici, o Botafogo também enfrenta o Santos, Coritiba, Cruzeiro e Internacional.