PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Entenda o que levou Endrick, do Palmeiras, a chegar na seleção brasileira com 17 anos

Entenda o que levou Endrick, do Palmeiras, a chegar na seleção brasileira com 17 anos

O jovem jogador do Verdão deixou de ser apenas uma promessa   

Márcio Padula
Márcio Padula é um jornalista que atua há dois anos na cobertura da Sociedade Esportiva Palmeiras e em seu início de carreira escreveu para o jornal Diário de São Paulo sobre os quatro grandes clubes do Estado. Graduado pela FIAM – Faculdades Integradas Alcântara Machado em 1997, já passou por assessorias de comunicação, revistas e jornais. Atualmente no Torcedores.com.
Foto: Ricardo Moreira/Getty Images

Foto: Ricardo Moreira/Getty Images

O jovem Endrick teve uma trajetória ‘absurda’ nas categorias de base do Palmeiras, sempre jogando com garotos acima da sua idade e assim mesmo se destacando.

No ano passado, quando completou 17 anos, o Verdão ‘profissionalizou’ o atacante e no time principal do Palmeiras, Endrick segue sua trajetória de ascensão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Agora, nesta segunda-feira (06.11), a cereja do bolo: Endrick foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira principal, aos 17 anos de idade, repetindo a trajetória de grandes craques brasileiros, como Ronaldo Fenômeno.

Assim, Endrick é o mais jovem a ser chamado para a seleção desde que Ronaldo foi lembrado pelo então técnico Parreira, lá em 1994.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Evidentemente, Endrick não é só mais uma promessa do Palmeiras que já foi vendido ao Real Madrid, e é sim uma grande realidade.

Portanto, no Verdão, o camisa 9 se tornou o protagonista na arrancada de cinco vitórias consecutivas que colocou o clube na luta pelo título do Brasileirão, com Endrick com três gols nos últimos dois jogos, incluindo dois na histórica virada sobre o Botafogo.

Desempenho e potencial levaram o jovem atacante do Palmeiras à seleção    

Nesse sentido, em um levantamento do portal ‘GE’, o desempenho e o potencial foram o principal mote para a convocação do técnico Fernando Diniz.

PUBLICIDADE

“É um jogador que tem potencial para ser um dos grandes talentos. Não sabemos se vai se confirmar. Não é uma pressão. É um prêmio e uma visão de futuro do que este garoto pode ser. E neste momento vive o seu melhor momento, jogando contra grandes times do Brasil e consegue se sobressair”, explicou Diniz.

PUBLICIDADE

Com isso, desde que chegou ao Palmeiras no sub-11, Endrick foi marcado por antecipar etapas – e ganhar títulos. Único a ser campeão no clube por todas as categorias (do sub-11 ao profissional), ele é o mais jovem a atuar pelo time de cima, com 16 anos, dois meses e 15 dias. É, também, o mais jovem a marcar (16 anos, três meses e quatro dias). Como profissional, são 14 gols em 54 jogos – 11 deles nas 47 exibições de 2023

Uma das explicações para o desempenho de destaque é a genética, pois naturalmente um menino atinge seu pico de velocidade de crescimento aos 14 anos, e Endrick, com 12 anos, já tinha níveis de força e velocidade muito mais adiantados do que seus companheiros de time.

Agora, já vendido ao Real Madrid, o garoto se apresentará ao time espanhol em julho do ano que vem.

“Existe, sim, uma pressão em cima de mim, mas eu tento não ligar para isso. Só penso em coisas positivas para seguir feliz. Estou com a cabeça no lugar, fazendo as coisas certas e só tenho de agradecer a Deus, à minha família e a todos os meus companheiros” falou Endrick.

PUBLICIDADE

Por fim, antes da seleção, Endrick e Palmeiras têm duas partidas a disputar, contra Flamengo e Internacional.

Better Collective