PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Textor e vice do Botafogo são suspensos preventivamente pelo STJD

Textor e vice do Botafogo são suspensos preventivamente pelo STJD

Cartolas foram punidos após polêmica em derrota para o Verdão; Glorioso segue na liderança do Brasileirão Série A

Bruno Bravo Duarte
Bruno Bravo Duarte é um jornalista que atua como editor, redator e repórter há mais de dez anos. Formado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá em 2004, teve passagens por EQI Investimentos, Naspistas.com, Jornal Povo, Jornal do Rock e Niterói TV. Atualmente no Torcedores.com
Wagner Meier/Getty Images

Wagner Meier/Getty Images

O presidente da SAF do Botafogo, John Textor, e o vice-presidente do clube Vinícius Assumpção foram suspensos pelo STJD nesta sexta-feira (03). Os dois cartolas do Glorioso se envolveram em uma polêmica após a derrota do Glorioso para o Palmeiras, nesta semana, pelo Brasileirão.

O órgão acatou o pedido da Procuradoria Justiça Desportiva e se baseou no artigo 35 do Código Brasileiro Disciplinar do Futebol que diz: “poderá haver suspensão preventiva quando a gravidade do ato ou fato infracional a justifique, ou em hipóteses excepcionais e fundada necessidade, desde que requerida pela Procuradoria”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Incidente com John Textor

O presidente da SAF do Botafogo não poupou palavras para criticar a Confederação Brasileira de Futebol após a derrota do seu time por 4 a 3, de virada, no Nilton Santos. Em entrevista, o norte-americano apontou um esquema de “corrupção”, envolvendo a entidade, o seu presidente, Ednaldo Rodrigues, e Wilson Luiz Seneme, presidente da comissão de arbitragem da entidade.

Segundo o processo, John Textor cometeu duas infrações previstas no CBJD: 258-B (Invadir local destinado à equipe de arbitragem, ou o local da partida, prova ou equivalente, durante sua realização, inclusive no intervalo regulamentar) e 243 -F (ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Já o vice-presidente do clube, Vinícius Assumpção, também foi enquadrado no artigo 243-F (ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto).

Opinião do STJD

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva destacou a importância do Brasileirão, o que inclui a sua lisura e tradição. Para o presidente José Perdiz, não existem provas que validam a afirmativa de John Textor.

“Não se pode admitir, assim, que a integridade de um dos maiores campeonatos de futebol do mundo, organizado por uma das maiores confederações de futebol do mundo, bem como a idoneidade dos seus partícipes permaneçam sendo questionadas sem qualquer mínima comprovação, sob pena de se invalidar toda uma competição, a qual, inclusive, é liderada pela agremiação representada pelos denunciados em destaque”, iniciou.

PUBLICIDADE

“Nestes termos, alternativa outra não há, se não o deferimento na forma que autoriza o artigo 35 do CBJD, da SUSPENSÃO PREVENTIVA de John Charles Textor, presidente da SAF Botafogo, bem como de seu vice-presidente, Vinicius Assumpção, pelo prazo de 30 (trinta) dias, ou até a data do julgamento pela competente Comissão Disciplinar, o que sobrevier primeiro”, completou.

PUBLICIDADE

Better Collective