Questionado sobre a final da Libertadores, Romário emitiu um forte discurso. Além de ter atuado no Fluminense, o ex-jogador apontou que a rivalidade com os argentinos é um motivo extra para torcer pelo Tricolor das Laranjeiras no duelo. Sendo assim, o Baixinho, em entrevista ao jornal O Globo, não teve receio em citar as frases “que se f…, esses filha da p…” e “Boca vai tomar no c…”.
Reagindo ao discurso de Romário, André Rizek lembrou que o tetracampeão do mundo, no momento, é um senador. Dessa forma, a postura de alimentar o ódio antes da partida no Maracanã, na visão do jornalista, foi totalmente equivocada.
“Eu queria falar um negócio: Romário é um dos maiores jogadores da história do futebol, mas hoje ele é um senador da República. Um senador da República falar: ‘quero que os argentinos se f…’. Sinceramente, Romário, na boa… A gente fica tão magoado com as cenas de racismo na Argentina, agora a gente vai ser racista com os argentinos? Generalizar o povo argentino dessa forma? Sinceramente, achei lamentável.”, disse Rizek, no Seleção SporTV.
Na sequência, o apresentador acredita que, caso sua fala seja lida por Romário, deve ser hostilizado pelo Baixinho. Mesmo assim, ele bancou seu ponto de vista, já que houve uma generalização desnecessária envolvendo o povo argentino.
“Romário, se ler, vai dizer ‘quero que esse mané se f… também’. Só acho que podemos ser melhor do que os racistas que tanto criticamos. Generalizar o que vemos nos estádios deles para a toda a população argentina é não enxergar o que acontece, também, dentro do NOSSO país. Temos muito em comum com nossos vizinhos. Os mesmos sofrimentos do continente. Deixem a rivalidade só para o futebol.”, afirmou.
Romário, se ler, vai dizer “quero que esse mané se foda também”. Só acho que podemos ser melhor do que os racistas que tanto criticamos. Generalizar o que vemos nos estádios deles para a toda a população argentina é não enxergar o que acontece, também, dentro do NOSSO país. Temos… https://t.co/yMuxRW2At1
— André Rizek (@andrizek) November 1, 2023