Home Futebol Botafogo perde e vê diferença na liderança ‘cair’ 

Botafogo perde e vê diferença na liderança ‘cair’ 

Glorioso foi derrotado por 1 a 0. Time carioca agora está a seis pontos de distância em relação ao atual campeão do torneio, Palmeiras

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 29 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.

O Botafogo perdeu, neste domingo (29), por 1 a 0 para o Cuiabá, no estádio Nilton Santos (Engenhão), em jogo válido pela rodada 30 do Brasileirão Série A. O gol foi marcado por Isidro Pitta, aos seis minutos da etapa final. 

Com o resultado, o Glorioso segue na liderança do Brasileirão Série A, mas estacionou nos 59 pontos e viu distância em relação ao atual vencedor, Palmeiras, cair para seis pontos. O Cuiabá, por sua vez, chegou aos 40 pontos e subiu para o 10° lugar. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Resumo do jogo 

Os números evidenciam que os times executaram planos de jogo bem diferentes. Enquanto que o Botafogo buscou envolver a defesa adversária mediante posse de bola e troca de passes, o Cuiabá marcou forte para contra-atacar. 

Segundo dados do site Globo Esporte, o Glorioso finalizou 29 vezes contra apenas quatro do Cuiabá. Além disso, terminou a partida com mais passes trocados (636 a 287) e 62% de posse de bola.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O principal lance do primeiro tempo ocorreu nos acréscimos. Cuesta balançou as redes. No entanto, o lance foi invalidado após longa revisão na arbitragem de vídeo, o VAR. Um toque de mão foi marcado.

A irregularidade foi do próprio Cuesta. O desvio facilitou para que o zagueiro botafoguense chutasse em gol logo na sequência. 

“Sim, bateu na minha mão. A decisão foi correta. Acho que fizemos uma boa partida. Eles tiveram uma só chance. Acho que foi má sorte”, declarou Cuesta, em entrevista ao canal SporTV. 

PUBLICIDADE

O segundo tempo teve emoções logo no começo. Aos seis minutos, Pitta fez o gol da vitória em lance de contra-ataque. O jogador foi lançado por Denílson e foi mais rápido que Di Plácido.

PUBLICIDADE

O goleiro Lucas Perri saiu para interceptar, mas o chute desviou em Pitta e a bola foi na direção da meta botafoguense.  

Depois do gol, o Cuiabá se fechou ainda mais na defesa. O Botafogo lutou para encontrar espaços e ludibriar a marcação. 

O goleiro Walter defendeu finalizações de Eduardo, Tiquinho e Cuesta. Os atacantes Júnior Santos e Segovinha também arriscaram, mas sem direção.  

Ficha técnica – Botafogo x Cuiabá 

Data: 29 de outubro de 2023 

PUBLICIDADE

Motivo: Brasileirão Série A (rodada 30) 

Horário: 16h (horário de Brasília) 

Local: estádio Engenhão (Rio de Janeiro/RJ) 

Botafogo: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Víctor Cuesta e Marçal (Hugo); Marlon Freitas, Tchê Tchê e Carlos Eduardo (Janderson); Júnior Santos, Luís Henrique (Matías Segovia) e Tiquinho Soares – treinador: Lúcio Flávio 

PUBLICIDADE

Cuiabá: Walter; Matheus Alexandre, Alan Empereur, Marllon e Rikelme; Raniele, Lucas Mineiro (Filipe Augusto) e Denílson (Fernando Sobral); Clayson, Isidro Pitta (Wellington Silva) e Deyverson treinador: Antônio Oliveira 

Better Collective