Numa de suas melhores atuações da temporada 2023, o Palmeiras bateu o São Paulo por 5 a 0 na noite desta quarta-feira (25), no Allianz Parque, em duelo da 29ª rodada do Brasileirão. Breno Lopes (dois), Piquerez (dois) e Marcos Rocha fizeram os gols palmeirenses.
Com o resultado, o Palmeiras assumiu provisoriamente a terceira posição, com 50 pontos ganhos, nove atrás do líder Botafogo, que ainda tem um jogo a fazer. O São Paulo seguiu momentaneamente na 10ª colocação, com 38 pontos ganhos.
Palmeiras tem primeiro tempo avassalador
Abel Ferreira voltou a escalar o Palmeiras com três zagueiros e apostou no retorno do atacante Endrick, que cumpriu suspensão na vitória sobre o Coritiba. O time alviverde se impôs desde o início, abusando das jogadas pelo lado de campo.
O Verdão balançou as redes aos seis minutos com Richard Ríos após frangaço de Rafael. Contudo, o VAR anulou o gol apontando impedimento do volante.
O time da casa seguiu dominando as ações ofensivas e não demorou para abrir o placar. Aos 15 minutos, após linda troca de passes, Breno Lopes recebeu de Mayke e dentro da área finalizou para o gol.
Apático, o São Paulo não esboçava reação. O Palmeiras seguiu mais presente no ataque e ampliou aos 26. Richard Ríos deu lindo lançamento para Breno Lopes, que disparou em velocidade e acertou um bonito chute, sem chances para Rafael.
Irritado com a atuação ruim da equipe tricolor, o técnico Dorival Júnior fez a primeira alteração aos 36, sacando o volante Gabriel Neves para a entrada do meia Rodrigo Nestor.
O Tricolor passou a ficar mais com a bola, tentando achar espaços na bem postada zaga adversária, mas não conseguiu ameaçar o goleiro Weverton. Para piorar, aos 40, Lucas Moura sentiu lesão na coxa e deu lugar a Wellington Rato.
Nos acréscimos, Rato derrubou Zé Rafael dentro da área. O árbitro Raphael Claus não titubeou e assinalou a penalidade. Piquerez converteu a cobrança e fez 3 a 0 para o Palmeiras.
Verdão mantém superioridade no segundo tempo
O Verdão iniciou a etapa final pressionando e quase fez o quarto gol aos cinco minutos. Ríos soltou uma bomba de fora da área e Rafael espalmou. Após bate e rebate, Beraldo conseguiu afastar o perigo.
O São Paulo ficou com um jogador a menos aos 16 minutos. Rafinha, que tinha recebido amarelo no primeiro tempo, cometeu falta dura em Breno Lopes, recebeu nova advertência e foi mais cedo para o chuveiro.
Aos 27, Breno Lopes desperdiçou chance para fazer o seu hat-trick no Choque-Rei. O atacante recebeu cruzamento de Marcos Rocha, mas não pegou bem na bola e mandou para fora.
O Verdão voltou a levar perigo aos 34. Piquerez mandou chute de fora da área e Rafael, com dificuldade, espalmou para escanteio.
Aos 39, o Palmeiras ampliou com Marcos Rocha após cruzamento de Piquerez.
Teve tempo para o quinto gol palmeirense. O lateral Piquerez acertou belo chute no ângulo de Rafael e fechou o placar.
Próximos jogos das equipes
O Palmeiras volta ao Allianz Parque no próximo sábado (28), às 19h (horário de Brasília), para receber o Bahia. No domingo (29), às 16h, o São Paulo visita o Athletico-PR, na Ligga Arena.