A Globo bateu o martelo e fechou junto à Uefa a compra dos direitos de um dos maiores torneios de futebol do mundo. A emissora transmitirá a Eurocopa 2024, que será realizada na Alemanha, com a oficialização ocorrendo nos próximos dias. As informações foram divulgadas em primeira mão pelo jornalista Gabriel Vaquer, da Folha de S.Paulo.
Na seção F5, o colunista comunicou que a empresa não terá mais a exclusividade da Uefa Euro, diferentemente das últimas quatro edições. Assim, o canal irá exibir metade das partidas, através do SporTV. A emissora esportiva do Grupo Globo passará 26 jogos, que também serão veiculados na plataforma de streaming Globoplay.
Conforme Gabriel Vaquer, a TV Globo transmitirá cinco partidas da Eurocopa 2024 na televisão aberta. Serão quatro confrontos de mata-mata, além da grande final no Estádio Olímpico de Berlim, programada para 14 de julho. Já o jogo de abertura na Allianz Arena, em Munique, será exclusivo da TV fechada em 14 de junho.
Globo optou por modelo de negócio parecido com o da Copa do Mundo
Desde 2012, a Globo tinha os direitos exclusivos da Eurocopa para o Brasil. Para a edição de 2024, o modelo adotado será similar ao da próxima Copa do Mundo em 2026. A emissora adquiriu um pacote com 50% do total dos jogos.
Segundo Vaquer, o contrato ainda não foi assinado porque a Uefa negocia a outra metade dos confrontos. A ESPN, representada pela Disney, e a Warner realizaram propostas, através da agência CAA Eleven. A Globo comunicou a compra da Eurocopa em evento interno realizado na última terça (24).