Mais uma seleção que disputa as Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026 teve que trocar de treinador, com a Bolívia definindo nesta semana a saída do argentino Gustavo Costas do comando da seleção depois do mau começo na competição.
O anúncio da demissão do treinador veio nas redes sociais deste, com Costas publicando uma mensagem agradecendo aos bolivianos pela oportunidade de ter comandado a equipe por cerca de 14 meses.
Gracias por todo al grandioso pueblo Boliviano,fue una hermosa experiencia,apesar de que no nos acompañaron los resultados. Exitos a todos,los llevo en lo más profundo de mi corazón.
— Gustavo Costas (@GustavoCOSTAS4) October 24, 2023
“Obrigado por tudo, grandioso povo boliviano. Foi uma experiência linda, apesar dos resultados não terem acontecido. Sucesso a todos e os levarei no fundo do meu coração”, escreveu o treinador.
Agora, a Federação Boliviana de Futebol (FBF) está à procura de um técnico e, segundo o GE, um brasileiro é um dos favoritos a assumir o comando do time na sequência da temporada. Trata-se de Antônio Carlos Zago, que já teve experiência no futebol do país em 2022, ao dirigir o Bolívar. O treinador teve sua mais recente experiência como técnico em 2023, ao dirigir o Coritiba no Brasileirão Série A.
A imprensa boliviana aponta o nome do ex-zagueiro como possível candidato a treinador, embora não tenha relatado conversas para isto.
Mas Zago terá concorrência para o cargo, com outro técnico considerado favorito para o cargo sendo Mauricio Soria, do Guabirá, e que treinou a seleção local entre os anos de 2017 e 2018;.
Em quatro rodadas das Eliminatórias para a Copa de 2026, a Bolívia está na lanterna, com zero ponto. A equipe não vence desde março, quando derrotou a Arábia Saudita em amistoso e não vence jogos de competição desde novembro de 2021, nas Eliminatórias da última Copa do Mundo, sobre o Uruguai.
O novo treinador já deverá estrear em novembro, quando a seleção boliviana terá mais dois compromissos nas Eliminatórias, contra Peru e Uruguai.