Em sua estreia na seleção brasileira, Yan Couto causou uma boa impressão, apesar do empate na Arena Pantanal com a Venezuela em 1 a 1 na última quinta (12). O lateral-direito de 21 anos foi lembrado por Fernando Diniz para substituir o lesionado Vanderson.
Em entrevista coletiva concedida no sábado (14), uma declaração de Yan Couto chamou a atenção. O lateral que pertence ao Manchester City e está emprestado ao Girona enalteceu Daniel Alves, considerado um ídolo pelo jovem jogador. “Não tem como ser outro, cresci assistindo a ele pela TV, é um ídolo para muita gente, fez uma história linda na Seleção, pelos clubes que passou. É uma referência”, disse o atleta.
Desse modo, muitos internautas usaram as redes sociais para protestar contra a opinião de Yan Couto. Daniel Alves está preso desde janeiro de 2023, acusado de agressão sexual numa boate na Espanha, no fim do ano passado. Na plataforma X, o antigo Twitter, foram muitas as reclamações.
“A gente até entende o cara curtir o que foi Dani Alves em campo. Mas irmão, se ajuda aí. Ele tá preso por estupro. Ídolo? Se ajuda”, reclamou o perfil Doentes por Futebol. “Jogador de futebol vive em outro planeta. Não é possível”, publicou o promotor de eventos Maurício Trilha. “Não tem um assessor para colocar sabedoria na cabeça desses caras? O mínimo, sabe?”, questionou o jornalista Gabriel Vaquer.
“Não se importam”, reclamou torcedor sobre fala de Yan Couto
As críticas a Yan Couto continuaram na web. “7×1 foi pouco. A Alemanha tinha que ter dado 75×0 pra essa federação deixar de existir. Como é que um ESTREANTE da seleção diz em voz alta numa coletiva que o ídolo dele é um estuprador?”, questionou a internauta Jéssica.
“Não me surpreende que ainda haja a idolatria com um sujeito como o Daniel. Mas a falta sequer de um staff pra assessorar a pergunta óbvia pra um jogador em seu primeiro ciclo, para ele não citar o Daniel me deixa de cara”, postou o historiador João Vitor Silveira.
“Eu nem sei se fico surpreso. Jogador de futebol a maioria é isso aí, sem noção, sem consciência de nada. Se o Daniel Alves saísse da cadeia amanhã, vários mandariam mensagem de apoio, estariam chamando ele pra festinhas”, observou o jornalista Leandro Conceição.
“Não é possível que não tenha um assessor pra evitar essas coisas, sabe? Pode ser o ídolo de campo dele, mas falar isso com o cara preso por estupro é surreal. Jogador de futebol vive no mundo da lua”, escreveu Giuliano Cosenza.
“Para além da burrice e falta de noção, isso aqui é também um exemplo claro sobre como eles não dão a mínima em mostrar que não se importam. O pacto é forte demais”, criticou o perfil identificado como Eu lírico de Rosa Magalhães.