Eduardo Moraes, o “Vassoura”, ficou eternizado por célebre episódio rubro-negro que completou 20 anos ontem (14)
Neste sábado (14), uma das cenas mais folclóricas da história do futebol brasileiro completou 20 anos. Em 14 de outubro de 2003, o então diretor do Flamengo, Eduardo Moraes, o “Vassoura”, foi o encarregado de anunciar o novo técnico rubro-negro. O profissional substituiria Oswaldo de Oliveira, que havia entregado o cargo.
Para a surpresa dos torcedores do Flamengo presentes na Gávea, Vassoura proferiu a célebre frase, que se tornaria uma das mais lembradas pelo público nas redes sociais: “O novo técnico do Flamengo é o senhor Waldemar”. A confirmação do irmão de Oswaldo de Oliveira, Waldemar Lemos, que já trabalhava na equipe como preparador físico, causou a inesquecível fúria dos rubro-negros que estavam no local.
A ESPN lançou, em seus canais e na plataforma Star+, o documentário Por que Waldemar?, referente à famosa pergunta do repórter Cícero Melo logo após o anúncio. Dividido em três episódios, já disponíveis no streaming do Grupo Disney, a produção entrevistou os principais envolvidos no ocorrido no estádio do Flamengo. Entre eles, o porta-voz da contratação de Waldemar Lemos.
No segundo episódio da série, Vassoura contou que foi Cícero Melo quem deu a ideia ao dirigente para que este anunciasse o treinador ao vivo para a televisão. Logo após o comunicado do diretor do Flamengo, o jornalista da ESPN admitiu na hora não ligar o “Senhor Waldemar” a Waldemar Lemos: “Foi a pergunta mais curta da minha carreira, duas palavras”, divertiu-se no documentário, recordando a questão “Por que Waldemar?”.
Nunes esperava ser anunciado pelo Flamengo naquele ano
Além disso, Vassoura descartou uma especulação ventilada pelas torcidas organizadas do Flamengo, de que o ex-centroavante Nunes seria o substituto de Oswaldo de Oliveira. Então, o dirigente confessou no documentário que tinha um outro nome como favorito antes de confirmar o “Senhor Waldemar”.
“O Nunes nunca foi cogitado. Nunca passou na cabeça ser o Nunes. O Nunes uma vez me procurou para ser treinador de centroavante. ‘Ô Nunes, infelizmente eu não vou poder te ajudar’. O nome que teve mais perto foi o Geninho”, recordou Vassoura. No mês anterior, o técnico havia sido demitido pelo Corinthians.
Em depoimento para a série Por que Waldemar?, Nunes se mostrou surpreendido com o anúncio de Waldemar Lemos. “Na hora da apresentação eu não sei o que é que houve. Até hoje eu não sei”, lamentou o ex-camisa 9 do Flamengo, campeão brasileiro, da Libertadores e mundial pelo rubro-negro nos anos 80.