O ano de 2023 certamente estará na memória dos torcedores alvinegros como um dos piores da história do clube.
O Corinthians disputou quatro títulos na temporada de 2023, mas ficou só na vontade. No Paulistão, caiu diante do Ituano, na Libertadores sucumbiu vergonhosamente ainda na fase de grupos.
A sequência ruim se manteve ao perder nas semifinais da Copa do Brasil para o rival São Paulo e ser derrotado para o Fortaleza nas semifinais da Sul-Americana.
A situação é ruim também no retrospecto dos últimos anos e traz a lembrança amarga da época do jejum de 23 anos quebrado com a conquista do Campeonato Paulista de 1977.
Parece que foi ontem, mas o Corinthians está desde 2019 sem levantar uma taça, ou seja, são vinte campeonatos disputados sem dar alegria para seus torcedores.
Desempenho no Brasileirão
Desde o início do segundo turno, o Timão não tem apresentado um futebol convincente. Dos sete jogos disputados, venceu apenas um, empatou quatro e perdeu dois, o que resulta em um aproveitamento de apenas 33,3%.
Para o recém-contratado técnico Mano Menezes, a preocupação é um tanto desmedida, já que a equipe nunca flertou de fato com a zona da degola.
Mano quer aproveitar a semana sem jogos em razão da data FIFA para melhorar o entrosamento com a equipe e focar na obtenção de, ao menos, uma classificação para a Sul-Americana de 2024.
O técnico também pretende executar uma renovação da equipe sem muito alarde para evitar mais desgastes com a mídia e grupos internos no Corinthians.
Atletas como Fagner, Gil, Renato Augusto e Paulinho são alguns dos atletas que, provavelmente, não estão nos planos do técnico.
Corinthians hoje
O próximo embate do Timão será contra o Fluminense na quinta-feira (18), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã pela 27ª rodada do Brasileirão.