Desde que chegou ao Flamengo em 2019, Giorgian de Arrascaeta vem sendo uma das referências do clube dentro de campo, sendo figura importante em diversas conquistas do clube.
Porém em 2023 seu desempenho vem sendo abaixo. Com três lesões sofridas no ano, o jogador ficou fora de 16 dos 62 jogos disputados pelo time.
Mas o que chama atenção é a queda de gols e assistências do meia uruguaio em relação as outras temporadas na equipe carioca.
Até o momento, Arrascaeta participou de 39 partidas, com oito gols e 11 assistências. Em 20022 foram 56 confrontos, com 13 gols e 20 passes decisivos.
Em 2021, ano que também sofreu com lesões, Arrasca atuou em 32 confrontos, mas com nove gols e 15 assistências.
No ano de 2020 seu desempenho pelo Flamengo foi de 13 gols marcados e 15 assistências enquanto em 2019 ele balançou as redes em 14 oportunidades e teve 17 passes decisivos em 34 confrontos.
Desempenho do meia impacta na campanha do Flamengo no ano
O Mengão vive um dos seus piores momentos nos últimos anos, com problemas fora de campo envolvendo jogadores, membros da comissão técnica e dirigentes.
Já dentro de campo tudo encaminha para uma temporada sem nenhuma conquista, com a única chance sendo no Brasileirão, onde o clube ocupa a 7ª colocação, com 40 pontos, 11 atrás do líder Botafogo.
E podemos dizer que as atuações de Arrascaeta contribuem nessa questão, somado a questão de problemas físicos.
Na Copa do Brasil, por exemplo, ele ficou fora de três jogos no Flamengo na competição, com destaque para a lesão que o deixou fora do primeiro jogo da final no Maracanã. Já em São Paulo, sem estar 100% fisicamente, ele teve atuação apagada.
Situação similar aconteceu na final do Campeonato Carioca, onde ele também desfalcou o time nos dois jogos das finais contra o Fluminense.
Já na Libertadores, além de perder três jogos da fase de grupos, Arrascaeta pouco contribuiu com o time, terminando a competição sem marcar nenhum gol e com apenas duas assistências para seus companheiros.