O São Paulo “abandonou” o Brasileirão Série A nas últimas semanas e foca totalmente na disputa pelo título inédito da Copa do Brasil. PVC não julgou a postura do clube do Morumbi e citou o Palmeiras de 2015, que também cercou toda a atenção para a competição mata-mata.
“Eu acho que o São Paulo está fazendo o certo. Não estou dizendo que é sempre assim, mas acho que para o São Paulo hoje o nível de comprometimento que se criou no vestiário com a Copa do Brasil fez com que o time entendesse a importância que esse título representa para a história do clube. A Copa do Brasil está para o São Paulo hoje como esteve para o Palmeiras em 2015”, avaliou PVC, no Uol.
Na época, o Verdão comandado por Marcelo Oliveira pegou o Santos de Dorival Júnior e venceu a taça em uma temporada de reconstrução após quase cair pela terceira vez em 2014.
“Qual foi o ponto de reconstrução do Palmeiras? Foi o pênalti do Fernando Prass em 2015 (na final contra o Peixe). É muito semelhante o que aconteceu com o Palmeiras naquele período, que morou no bloco do meio do campeonato um ano e meio depois de ter escapado do rebaixamento na última rodada”, lembrou o jornalista.
O São Paulo viveu uma verdadeira hegemonia na primeira década desse século, com três conquistas do Brasileirão Série A (2006, 2007 e 2008), uma Copa Libertadores da América (2005), um Mundial de Clubes (2005) e outras taças. No entanto, o clube caiu de rendimento de uma forma geral nos últimos anos e venceu apenas a Copa Sul-Americana e um Paulistão (2021) de 2012 para cá.
Depois de várias temporadas no meio da tabela, brigando por rebaixamento e perdendo chances de títulos, o Tricolor Paulista está muito perto de conqusitar a Copa do Brasil e voltar a ser campeão nacional. O primeiro jogo, no Maracanã, terminou 1 a 0 para a equipe do Morumbi, com gol de Calleri.