Após anos de reclamação sobre o Tropicana Field e especulações de que o time poderia sair da cidade, parece que os Rays vão ficar em Tampa Bay. O time, o Condado de Pinellas e a cidade de St. Petersburg anunciaram na manhã desta terça-feira (19) um acordo para a construção de um novo estádio que deve custar perto de 1.3 bilhões de dólares.
A proposta ainda precisa ser votada pelos governos locais – que devem investir cerca de US$ 600 milhões no novo estádio. Porém, a negociação pelos 34 hectares no Historic Gas Plant District (área próxima de onde os Rays jogam atualmente) parece estar bem encaminhada.
“A Major League Baseball veio para ficar, e bem aqui”, disse Stuart Sternberg, dono principal do time. “Como todos sabemos, as coisas nem sempre progridem em linha reta. Mas todos nós tivemos muita sorte que esta região e especialmente esta cidade estão crescendo ao nosso redor e estão mais bem equipadas para apoiar um time da MLB”.
Em St. Petersburg desde 1998, os Rays tentam conseguir um novo estádio desde 2007, já que o Tropicana Field é conhecido por ser um dos piores estádios da MLB. Porém, todas as tentativas até o momento não tinham tido sucesso, o que preocupava a liga. Por conta disso, surgiram diversos rumores de que a equipe poderia mudar de cidade ou até mesmo dividir a temporada entre Tampa Bay e Montreal. Com o novo investimento, no entanto, o time deve ficar na região por muitos anos.
“Estamos comemorando nosso 25º aniversário como clube. Uma base de fãs geracional está criando raízes. E hoje damos um grande passo para garantir que os fãs dos Rays estarão aqui em Tampa Bay por gerações e gerações futuras”, falou Sternberg.
O novo estádio do Tampa Bay Rays terá 30 mil assentos (com capacidade para expandir até 35 mil em ocasiões especiais), um teto fixo e grandes janelas retráteis. “Nosso objetivo é construir o melhor estádio da América. Achamos que será o estádio mais íntimo e confortável”, disse o presidente da equipe, Matt Silverman.
Get ready for a whole new gameday experience. #HereToStay | @histgasplantstp @StPeteFL @vspc
— Tampa Bay Rays (@RaysBaseball) September 19, 2023
A ideia é que a proposta seja aprovada no início do ano que vem, e que o estádio esteja pronto para a temporada de 2028 da MLB, já que o atual acordo dos Rays com o Tropicana Field se encerra em 2027.
Além do novo estádio, o acordo menciona um investimento de mais de US$ 6.5 bilhões no distrito ao longo dos próximos 20 anos. Tanto o estádio, como outras construções planejadas para a área (como dois grandes estacionamentos) pertencerão ao condado, mas com uma concessão de 30 anos para os Rays (com a opção de ser estendida por mais dez).
“É um grande compromisso para a nossa organização financiar 700 milhões de dólares ou mais neste estádio, e isso mostra a confiança que temos em estar aqui e fazer parte do crescimento e do renascimento contínuo desta área”, disse Silverman. “Estamos juntos nessa. Não estamos fazendo uma aposta. Estamos investindo no futuro desta cidade e desta franquia, e vemos anos muito, muito bons pela frente”.