Nos últimos anos, o Centro de Formação de Atletas, em Cotia, revelou grandes jogadores para o elenco profissional do São Paulo, entre eles o lateral Éder Militão e o zagueiro Beraldo. Esse último virou titular da zaga tricolor com atuações com muita personalidade e está prestes em conquistar o primeiro título da carreira: a Copa do Brasil.
Flávio Prado, comentarista da Jovem Pan, destacou o ótimo início de Beraldo e comparou com Militão. O jornalista acredita que o primeiro teve início ainda mais promissor que o antigo defensor do São Paulo.
“O Éder Militão, quando começou no São Paulo, não jogava mais que o Beraldo, neste momento que ele está agora. Isso quer dizer que o Beraldo vai chegar onde o Militão chegou? Talvez não. A vida não é uma coisa matemática”, iniciou Flávio Prado, durante participação no programa “Bate Pronto”, da Jovem Pan.
“O Militão com 25 jogos no time titular do São Paulo não era tudo isso não. Ainda estava naquela indecisão (em ser) lateral ou zagueiro. O Beraldo aparece melhor que o Militão. O que não quer dizer que vai chegar mais longe. Faz tempo que o Militão é titular do Real Madrid”, completou.
Éder Militão subiu ao elenco profissional do São Paulo em 2017 e fez 57 jogos, com quatro gols marcados e duas assistências, antes de ser negociado ao Porto-POR em julho de 2018 por quatro milhões de euros (R$ 17,7 milhões, na época).
Menos de um ano depois, o Real Madrid anunciou a contratação do lateral, tendo desembolsado cerca de R$ 215 milhões. O jogador vinha sendo titular absoluto do time merengue até sofrer grave lesão no início da atual temporada.
Beraldo fez a sua estreia como profissional do São Paulo em maio de 2022, na partida contra o Ayucacho, do PER, pela Copa Sul-Americana. Ele soma 40 jogos e um gol marcado.