Home Futebol Neymar faz história, e Brasil atropela Bolívia na estreia das Eliminatórias

Neymar faz história, e Brasil atropela Bolívia na estreia das Eliminatórias

Seleção brasileira mantém escrita de jamais ter perdido em confrontos de estreia em casa pela competição sul-americana

Cido Vieira
Cido Vieira é um jornalista graduado no Centro Universitário Uninter que trabalha como redator no Torcedores.com desde 2017, com cobertura focada em futebol brasileiro e mídia esportiva. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência na área radiofônica, sendo setorista de clubes pernambucanos, cobrindo Brasileirão e Copa do Nordeste.

Passeio e boa impressão. Atuando de forma incisiva e envolvente, o Brasil sob a batuta de Neymar abriu sua participação nas Eliminatórias com o “pé direito” nesta sexta-feira (08), diante da Bolívia, no Mangueirão. Avassalador, o time canarinho triunfou pelo placar de 5 a 1, em confronto que marcou a estreia de Fernando Diniz no comando da equipe.

De volta aos gramados depois de um longo hiato, Neymar foi participativo, com assistência, pênalti perdido, quase golaço e enfim o tento que lhe colocou à frente de Pelé, como o maior artilheiro na história da seleção, segundo a contagem da Fifa, com 78 gols. O camisa 10 ainda ampliou a vantagem fazendo mais um nos acréscimos, chegando assim ao seu 79º gol.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Rodrygo, duas vezes, e Raphinha anotaram os outros tentos da amarelinha, enquanto os visitantes descontaram com um belo gol de Ábrego.

O JOGO

Os minutos iniciais contemplaram um duelo mais quente entre as duas seleções, com Marcelo Moreno e Neymar sendo advertidos com amarelo. Aos 13 minutos, o Brasil teve a chance de abrir contagem com o seu camisa 10, em cobrança de penalidade, que parou no goleiro Viscarra. O craque do Al-Hilal tinha a chance de ultrapassar Pelé na contagem da Fifa, mas o 78º gol foi adiado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Aos 23 minutos, o gol enfim saiu. Em jogada pela direita, Neymar deu belo passe para Raphinha, que bateu cruzado, a bola rebateu na zaga e Rodrygo se esticou e mandou ao fundo das redes: 1 a 0. Dominando as ações, o Brasil seguiu buscando espaços e trocando passes, envolvendo o adversário, principalmente pelos flancos do campo. Aos 33, Raphinha recebeu novamente pela direita e bateu cruzado para defesa do goleiro Boliviano.

Antes do término da primeira etapa, Viscarra ainda fez duas excelentes defesas, após cabeceio de Richarlison no canto. A bola foi alçada na área por Raphinha e o camisa 9 mandou no canto, para boa intervenção do arqueiro. No outro lance, Neymar “costurou” a defesa boliviana em jogada sensacional e só parou no camisa 23, que novamente salvou os visitantes.

Na volta do intervalo, o Brasil não demorou muito tempo para ampliar a contagem. Raphinha recebeu pela direita em assistência de Neymar, puxou para a perna esquerda, a bola bateu levemente na chuteira do marcador: 2 a 0.

PUBLICIDADE

Antes dos 10 minutos da etapa complementar, o Brasil trabalhou de forma envolvente com Bruno Guimarães e Rodrygo, e o camisa 11 fez o segundo dele na partida. Após longa paralisação para verificação do lance, a arbitragem confirmou o gol.

PUBLICIDADE

O tento se deu aos 34 minutos do segundo ato, com boa infiltração para Ábrego, que encheu o pé e acertou o ângulo de Ederson: 4 a 1.

RECORDE DE NEYMAR

Coroado com a boa atuação, o camisa 10 aproveitou um rebote na área em tentativa de drible de Rodrygo e mandou o tento histórico, o seu 78º com a camisa amarelinha, nas contas da Fifa. Na comemoração, Neymar deu o icônico “soco no ar” eternizado por Pelé, e se emocionou. A festa dele ainda seria complementada com mais um tento de chapada após passe de Raphinha.

AGENDA

Após a vitória sobre a Bolívia, o foco dos comandados de Fernando Diniz passa ser o Peru. O confronto que movimenta a 2ª rodada das Eliminatórias, será em Lima, na próxima terça-feira (12), às 23h (de Brasília). A Bolívia, por sua vez, debuta em casa, no mesmo dia, às 17h (de Brasília), recebendo a Argentina, que pode não ter Lionel Messi, em função do desgaste físico.

Nas movimentações da rodada inaugural, Argentina, Colômbia, Uruguai e Brasil venceram seus respectivos compromissos. A seleção canarinho lidera no quesito saldo de gols.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

FICHA TÉCNICA: BRASIL 5×1 BOLÍVIA

Data e horário: 08 de setembro – 21h45 (de Brasília)

Local: Estádio Mangueirão – Belém (PA)

Motivo: Eliminatórias Sul-Americanas – 1ª rodada

Árbitro: Juan Gabriel Benítez

PUBLICIDADE

Assistentes: Eduardo Cardozo e Milciades Saldivar

VAR: Carlos Benítez

Escalação do Brasil: Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Renan Lodi; Casemiro e Bruno Guimarães; Raphinha, Neymar e Rodrygo; Richarlison.

Escalação da Bolívia: Viscarra; Quinteros, Jusino e Suárez; Medina, Villamil, Bejarano, Cespedes e Fernandez; Arrascaita e Marcelo Moreno.

PUBLICIDADE
Better Collective