O Flamengo não conseguiu se estabilizar com um treinador após o grande sucesso de Jorge Jesus em 2019/20. Desde a saída do ‘Mister’, o Rubro-Negro já teve sete treinadores, mas apenas Dorival Júnior conseguiu sair com prestígio por grande parte dos torcedores.
Nas redes sociais, a torcida criou o debate sobre quem foi o pior técnico que trabalho no clube carioca nos últimos anos. Os portugueses Vítor Pereira e Paulo Sousa, Domènec Torrent, ex-auxiliar de Pep Guardiola, e Jorge Sampaoli, o atual comandante, foram bastante mencionados pelos torcedores.
Dorival, como esperado, não foi citado de forma negativa. Vale lembrar que ele deixou o Flamengo por opção da diretoria após conquistar a Copa Libertadores da América e Copa do Brasil em 2022. Já Renato Gaúcho e Rogério Ceni, os outros brasileiros que passaram pelo clube recentemente, foram menos mencionados que os estrangeiros.
Veja a repercussão e a opinão da torcida do Rubro-Negro:
O 2023 do Flamengo é repleto de crises. No primeiro semestre, com Vítor Pereira, o clube perdeu tudo que disputou e não conseguiu se encaixar em momento algum. Com Sampaoli desde abril, o cenário até mudou um pouco em alguns momentos, mas as brigas nos bastidores e a eliminação na Libertadores fizeram o trabalho do argentino desmoronar de vez.
O jornalista Venê Casagrande informou que Sampaoli não irá continuar para 2024; a diretoria ainda analisa se mantém o estrangeiro para o restante desta temporada.
Apesar de ser de forma disparada a maior economia da América do Sul, o Rubro-Negro sofre para se estabilizar com um treinador. Enquanto Abel Ferreira está no Palmeiras desde outubro de 2020, o Fla tem média de praticamente dois comandantes por ano.
Eliminado da Libertadores e distante do líder Botafogo no Brasileirão Série A, a Copa do Brasil é a única possibilidade de título em 2023. As finais acontecem nos dias 17 e 24, contra o São Paulo de Dorival Júnior, no Maracanã e Morumbi, respectivamente.