A entidade máxima do futebol brasileiro tomou uma decisão polêmica na última sexta-feira, ao reconhecer o título do Atlético-MG no “Torneio dos Campeões” de 1937 como uma conquista nacional, equivalente à atual Séria A do Brasileirão.
A decisão tornou o Atlético-MG tricampeão brasileiro, já que o time já havia conquistado os títulos em 1971 e 2021. Entretanto, quando se fala na questão de reconhecer títulos do passado distante, a situação sempre se torna polêmica, independente de quem é favorecido.
Diante disso, vários jornalistas têm feito críticas à decisão da CBF de reconhecer o título do torneio de 1937, que possuía uma fórmula muito diferente da atual. Um desses é Juca Kfouri, um dos mais respeitados comentaristas das últimas décadas na televisão brasileira.
O veterano comentarista lançou um texto em sua coluna no portal “Uol” criticando a decisão da CBF, o Galo e até mesmo a data comemorativa “dia do patriota”, que vereadores tentam oficializar na cidade de Porto Alegre.
Juca Kfouri considera a decisão da CBF que beneficia o Atlético-MG “rídicula”
Em seu texto, o jornalista fez vários comparativos entre os três assuntos abordados e afirmou o seguinte:
“Igualmente ridículo o pedido do Atlético Mineiro, e a aceitação pela CBF, de acrescentar um título fajuto de campeão brasileiro aos dois tão gloriosamente vencidos pelo clube.”, falou ele, comparando a decisão, o pedido do Galo e o “dia do patriota”.
O jornalista chegou a usar expressões fortes para tentar mensurar o tamanho da decisão e os danos para o futebol brasileiro. Embora não tenha entrado em detalhes, ele usou a frase “Uma agressão ao futebol pentacampeão mundial”, mostrando a sim a sua forte oposição à mudança determinada pela CBF.
Para ler o texto na íntegra, acesse abaixo: