O Flamengo conta com um elenco de ‘patamar’ elevado. São atletas de muita qualidade técnica e com histórico no futebol europeu. Portanto, o Rubro-Negro é hoje entre os participantes da Série A, a equipe com mais jogadores que disputaram a Champions League. Além disso, o Mengo tem dois veteranos que foram finalistas do torneio da UEFA, com um deles consagrando-se campeão da competição com o Chelsea.
Por essa razão, na atual temporada do futebol brasileiro, o Flamengo lidera a lista de equipes com mais jogadores que disputaram a Liga dos Campeões da Europa. Internacional, Atlético-MG, Fluminense e Botafogo fecham o top-5.
O Rubro-Negro possui, inclusive, quase uma equipe completa de atletas que participaram do principal torneio europeu, nove jogadores no total. E não é só isso, o zagueiro David Luiz, que possui 54 jogos na UCL e é o jogador do Fla que mais vezes atuou na competição, foi campeão europeu com o Chelsea, em 2012, por exemplo. Enquanto o segundo atleta flamenguista com mais participações na Champions, Filipe Luís (46), já foi finalista do torneio com a camisa do Atlético de Madrid, mas não levantou a taça.
Destaques do ataque do Flamengo nas últimas temporadas, Gabigol e Bruno Henrique também já participaram da competição, com dois jogos cada. Everton Cebolinha, Guilhermo Varela e Thiago Maia são alguns exemplos de jogadores do Fla que já estiveram em campo pela Champions League.
Lista completa de equipes da Série A com mais jogadores que participaram da Champions League:
- Flamengo (9);
- Atlético-MG (8);
- Fluminense (6);
- Botafogo (6);
- Corinthians (5);
- São Paulo (4);
- Grêmio (3);
- Vasco (3);
- Cruzeiro (3);
- Palmeiras (2);
- Coritiba (2);
- Fortaleza (2);
- Bahia (2);
- Athletico-PR (2);
- Bragantino (1);
- Santos (1);
- Cuiabá (1).
O Flamengo tem se mostrado muito ativo nas últimas janelas de transferências, e sua movimentação possibilitou a montagem de grandes elencos no decorrer dos anos. Com isso, a equipe da Gávea vem acumulando títulos importantes desde 2019, tanto a nível nacional quanto a nível continental.
Sendo assim, a ascensão dos Rubro-Negros tem influenciado a chegada de jogadores experimentados nas principais ligas da Europa, que veem o Flamengo como uma grande vitrine na América do Sul para retomar o sucesso na carreira.