A Globo não vai transmitir os Jogos Pan-Americanos de 2023. As informações são da coluna F5 da Folha de S.Paulo.
Ainda de acordo com a publicação, o conglomerado de comunicação, saiu da disputa, por dois motivos principais: o alto custo da negociação e uma certa “mágoa” com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Em relação aos custos, a Panam Sports, responsável pela cessão dos direitos de transmissão, fez uma pedida na casa dos US$ 10 milhões de dólares (cerca de R$ 48 milhões, na cotação atual) para a compra da competição, que será realizada em Santiago, Chile. A pedida foi considerada alta pelos executivos da Globo por um produto que pode ter índices de audiência bem incertos.
Vale lembrar que a Globo, em seu canal aberto, não transmite os Jogos Pan-Americanos, desde a edição de 2007, no Rio de Janeiro.
Outro motivo para a desistência, se deve ao fato do COB ter comprado os direitos dos Jogos e tê-los repassado para a Cazé TV. Diretores da emissora da família Marinho, segundo o F5, ainda pediram ajuda ao Comitê, nas negociações, mas o órgão esportivo não entrou no mérito.
Band pode ficar com direitos
Diante de todo esse cenário, os organizadores do Pan do Chile, todavia, querem uma TV aberta brasileira. A Band surge como principal interessada, desde que, os valores dos direitos sejam reduzidos.
Procurada pelo Torcedores.com, a assessoria do canal paulista disse desconhecer qualquer negociação pelo evento continental, que está previsto para acontecer no próximo mês de outubro.