Home Futebol Cafu revela resposta após Ronaldo “passar pano” para jogadores da seleção: “Falta atitude”

Cafu revela resposta após Ronaldo “passar pano” para jogadores da seleção: “Falta atitude”

Capitão do penta apontou erro tático do Brasil durante a Copa do Mundo

Bruno Romão
Bruno Romão atua, como redator do Torcedores.com, na cobertura esportiva desde 2016. Com enfoque em futebol brasileiro, futebol internacional e mídia esportiva, acumula experiência em eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. Possui diploma de bacharelado em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba.

Em entrevista à TNT Sports, Cafu apontou um dos erros da seleção brasileira na Copa do Catar. Como esteve in loco na competição, o ex-jogador fez questão de destacar que não aprovou o comportamento defensivo da equipe, tendo em vista a presença, em alguns momentos, de quatro marcadores para marcar apenas um adversário.

Diante disso, Cafu conversou com Ronaldo e Roberto Carlos sobre a postura do Brasil em campo. Mesmo que o Fenômeno tenha defendido os jogadores, que estavam seguindo as instruções de Tite, o capitão do penta acredita que faltou coragem para “peitar” a ordem e apresentar uma postura mais ofensiva.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Eu não gosto de falar muito da Copa, mas ficou nítido. Tinha uma hora que nós tínhamos quatro zagueiros para marcar um atacante. Desses quatro zagueiros, tinham dois laterais. Eu olhava para o Ronaldo e o Roberto Carlos e falava: ‘O que tá errado?’. Não precisa nem falar, né. Nós temos quatro (marcadores) para um (adversário). O Ronaldo falou: ‘Foi isso que o treinador pediu’. Eu falei: ‘Legal, Ronaldo. Se o treinador pedir para você marcar o lateral na linha de fundo, você vai vir marcar?’. Claro que não! Tem coisa que o treinador não precisa pedir para mim. Tem coisa que somos nós que precisamos tomar uma atitude dentro de campo. Falta tomar atitude e decisão. Se eu estou lá atrás e tem meus dois zagueiros com um centroavante, o que eu vou fazer? Some daqui. Eu tenho dois para um aqui, os dois vão ter que se virar para marcar, eu tenho dois zagueiros para quê? Está faltando atitude dos jogadores dentro de campo para tomar decisões.“, disse.

Como foi referência na posição de lateral-direito, Cafu mencionou que os atletas da função, dentro do futebol atual, estão “presos” na defesa. Sendo assim, o papel de apoiar o ataque vem ficando em segundo plano dentro dos esquemas dos treinadores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“O futebol mundial está carente de grandes laterais que tenham sequências de grandes jogos e sejam referências. Na nossa época, era peça importantíssima nos esquemas. O primeiro esquema do treinador era com passagem do lateral, lateral em diagonal ou entrada pelo meio para que todo mundo possa jogar. Hoje a gente não vê mais isso. Estão montando poucos esquemas para que os laterais cheguem (no ataque)“, analisou.

Grandes momentos de Cafu com a camisa do Milan; relembre Loading official content
Grandes momentos de Cafu com a camisa do Milan; relembre
Relembre os melhores momentos da passagem histórica de Cafu pelo Milan. O lateral-direito brasileiro foi considerado um dos melhores da história do futebol após sua passagem pelo clube italiano.
0 seconds of 44 secondsVolume 0%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
Milan enfrenta o Bologna em jogo de seis pontos na Serie A
00:49
00:00
00:44
00:44
 
Continue assistindo
Assista ao próximo vídeo Milan enfrenta o Bologna em jogo de seis pontos na Serie A Giménez marca e iguala recorde de Shevchenko no Milan João Félix revela seu apelido entre amigos próximos Giménez marca em estreia pelo Milan na Serie A João Félix revela desejo de ficar no Milan após empréstimo Giménez reencontra Feyenoord na UEFA Champions League João Félix treina pela primeira vez com elenco do Milan Santiago Giménez chega e faz primeiro treino no Milan; assista Kyle Walker sobre a chegada ao Milan, a escolha do número 32 e seus ídolos de infância Kyle Walker treina pela primeira vez com elenco do Milan Theo Hernández torna-se defensor com mais gols pelo Milan Discurso de Ibra no vestiário do Milan após o triunfo na Supercopa Jogadores do Milan levantam o troféu da Supercopa da Itália Milan empata por 1x1 com a Roma pela Serie A Conceição fala sobre enfrentar o filho em seu primeiro jogo como técnico do Milan Conceição comanda seu primeiro treinamento no AC Milan Bastidores da festa no vestiário do Milan após a vitória sobre o Real Madrid Ancelotti reencontra Milan na Liga dos Campeões Técnico do Milan nega jogar por empate contra o Real: “Sempre quero ganhar” Veja mais vídeos sobre AC Milan no OneFootball
Better Collective