As anfitriãs surpreenderam e superaram as consideradas favoritas para conquistar primeira vitória na história do torneio
Na madrugada desta quinta (20), Nova Zelândia e Noruega deram início à disputa da Copa do Mundo Feminina, terminando com vitória da anfitriãs por 1 a 0. Graças a gol de Wilkinson na segunda etapa, as Football Ferns superaram as Leoas, vistas como favoritas a vencer a partida, e fizeram história aos conquistar o primeiro triunfo na história da seleção no torneio.
Com a surpreendente vitória da Nova Zelândia sobre a Noruega, as anfitriãs assumiram a liderança provisória do Grupo A, enquanto a equipe europeia estão momentaneamente amargando a lanterna. Filipinas x Suíça fecha a primeira rodada do Grupo A na madrugada desta sexta (21), às 2 horas (de Brasília). As neozelandesas voltam a campo na próxima terça (25), às 2h30 (de Brasília), já as norueguesas vão buscar recuperação em duelo europeu com a Suíça, também na terça (25), mas às 5 horas (de Brasília).
Vitória surpreendente da Nova Zelândia sobre a Noruega na Copa do Mundo Feminina teve VAR em ação
Dando início à disputa do maior torneio de seleções do futebol feminino, as neozelandesas aproveitaram o ‘fator casa’ contra as norueguesas. Apesar da seleção europeia ser considerada a favorita, as anfitriãs não se intimidaram e comandaram a partida no primeiro tempo, apresentando forte marcação.
No início do segundo tempo, a Nova Zelândia conseguiu traduzir o domínio em gol. Logo aos dois minutos, Jacqui Hand fez o cruzamento e Wilkinson chegou batendo de primeira para balançar as redes da Noruega. Como de praxe, o lance foi revisado e o VAR recomendou rever uma possível bola na mão das neozelandesas no lance, mas a arbitragem de campo não viu irregularidade e confirmou o gol.
A Noruega tratou de correr atrás do prejuízo e passou a se lançar mais ao ataque. Aos 33 minutos, Tuva Hansen acertou bom chute e viu a goleira Esson desviar para a bola bater na trave, evitando o gol das norueguesas. Por fim, quem teve a melhor oportunidade foi a Nova Zelândia, em pênalti apontado pelo VAR aos 41 minutos. Porém, Percival cobrou por cima da meta e não fez o segundo das neozelandesas.
Assim, a Nova Zelândia começou com o pé direito e fazendo história, conquistando sua primeira vitória em Copas do Mundo, após cinco participações. Por outro lado, a Noruega, campeão do torneio em 1995, se prepara para confronto de recuperação diante da Suíça.