Cria do Flamengo, Vinícius Souza esteve no histórico grupo do Flamengo de 2019, mas não conseguiu sequência em campo. Dessa forma, a diretoria aceitou negociá-lo com o Grupo City e, na última temporada, o volante brilhou pelo Espanyol, algo que despertou o interesse de clubes como o Atlético de Madrid. Antes de alcançar o sucesso, o jovem precisou ter paciência para entrar em campo, tendo em vista as promessas de Jorge Jesus que não eram cumpridas.
Em entrevista ao Charla Podcast, Vini Souza contou que o português projetava chances pelo Flamengo. Porém, ainda que tivesse a confirmação que entraria como titular nos jogos do Flamengo, Jorge Jesus mudava de ideia e optava por outros nomes do elenco. Mesmo assim, o ‘Mister’, inicialmente, não quis saber de negociar o jogador, algo que fez o clube recusar ofertas antes de liberá-lo.
“Foi como um pai lá (no Flamengo) em relação a me ajudar. Se eu me adaptei na Europa em relação a campo e essas coisas foi porque a gente já fazia no Flamengo. Me adaptei na Europa (estando) no Flamengo. Foi um paizão para mim, só ficava bolado com ele. Ele falava: ‘Vou te botar pra jogar’, e não botava. Foi um cara diferente e super importante no meu início. Ficava com colete de titular e eu falava com minha família: ‘Hoje vai, mané’. Contra o Corinthians o Arão não iria jogar. Ele me chamou: ‘Piris (da Motta) não vai jogar, vai jogar você. Conversou pra caral… comigo’. Fiquei lá no camarote, mané. Só entrei (de titular) no Carioca e olhe lá porque era o Mauricinho. Era só promessa igual deputado. Eu ficava boladão com ele: ‘Esse cara gosta de mim nada’. Vinha proposta e ele: ‘O que estás a pensar? Vou te tornar o melhor volante do Brasil, e virava’. Era assim o relacionamento. O Flamengo vinha falar comigo e já recusava (ofertas). Eu falava: ‘O que é isso?’. Passei um ano inteiro assim, mas foi maneirão”, disse.
🔎 Vinícius Souza (23 anos) é o 2º jogador com mais desarmes em La Liga 22/23! 🇧🇷👏
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) May 24, 2023
⚔️32 jogos (27 titular)
⚽️1 gol
🅰️1 assistência
🆚99 desarmes (3.1 / j!)
⤴️47 interceptações (!)
👊65 faltas
🟨9 amarelos
💪56% duelos ganhos (!)
✅81% acerto no passe
💯Nota Sofascore 6.86 pic.twitter.com/VgW8mCGiFT
Sobre os ex-companheiros de Flamengo, Vinícius Souza revelou que não tinha um bom relacionamento com Willian Arão. Apesar dos atritos, o volante multicampeão pelo clube carioca acabou se tornando amigo dos jovens que subiam da base.
“O Arão a gente não se batia, a gente da base ia (para o profissional) na cabeça que o Arão não gostava dos moleques da base. O Bill tentava dar um lençol, o Arão parava treino e queria brigar com o Bill. A gente falava ‘esse cara é folgado’. A gente era abusadão, vamos dar lençol mesmo. Não conseguia porque os caras paravam. Depois o Arão virou meu parceirão.”, relatou.