Iga Swiatek é tricampeã de Roland Garros. A polonesa derrotou a tcheca Karolina Muchova por 2 sets a 1, parciais de 6/2, 5/7 e 6/4 em 2h46 de jogo na Phillippe Chatrier. Com a conquista desse sábado, 10 de junho, Swiatek conquista o tricampeonato de maneira seguida (2021, 2022 e 2023).
Tal fato, só tinha acontecido uma vez com a norte-americana Monica Selles (1990,1991 e 1992).
Como o placar deve supor, no 1º set, Swiatek foi muito precisa em seu estilo de jogo e levou a primeira parcial com tranquilidade. Além disso, ela contou com uma Muchova nervosa e errática.
O segundo set ia se encaminhando, da mesma maneira, com Iga abrindo 3/0, mas, a a partir daí, o que se viu, foi uma Muchova mais calma e uma nº1 apressada. O jogo foi parelho, até o 5/5. Nesse momento, a tcheca conseguiu uma quebra e levou o 2º set por 7/5.
Com o resultado, Iga entrou nervosa para o último e derradeiro set. Muchova quebrou o saque da tenista da Polônia, duas vezes, com Swiatek, devolvendo logo em seguida, até o 4/4. Iga conseguiu uma terceira quebra para fazer 6/4 e levantar a taça.
Iga Swiatek “ajuda” Bia Haddad
Com a derrota de Karolina Muchova, Bia garantiu o 10º lugar, na próxima listagem da WTA. Em caso de vitória de Karolina, ela ultrapassaria a brasileira e jogaria ela para o 11º posto.
Bia se torna terceira sul-americana no top 10
De acordo com informações do jornalista José Nilton Dalcim do TenisBrasil, Bia Haddad se torna a terceira tenista do continente a atingir as dez primeiras colocações no ranking mundial.
Antes dela, só Gabriela Sabatini (anos 80 e 90) e Paola Suarez (2004), alcançaram essa marca histórica. Tanto Gabriela, quanto Paola, são argentinas.