Na última quinta-feira (8), Yuri Alberto chegou a marca de um mês sem conseguir marcar um gol sequer com a camisa do Corinthians. São nove jogos sem balanças as redes rivais desde que garantiu o empate contra o Fortaleza no dia 8 de maio, em duelo realizado na Neo Química Arena, válido pela Série A do Brasileirão.
A má fase do jogador no ano causa muitas críticas, principalmente pela forma como a negociação entre Zenit e Timão foi conduzida, com o clube envolvendo Du Queiroz e Robert Renan na transferência.
Outro ponto importante é o número de gols de Yuri na temporada. Em 2023 ele marcou cinco gols em 28 partidas, média de 0,17. Já em 2022 foram 11 em 28 duelos, uma média de 0,36.
Seca do jogador preocupa?
A falta de gols do camisa 9 impacta diretamente na fase do Corinthians no ano, eliminado na Copa Libertadores da América com sua pior campanha na fase de grupos e na 16ª posição do Brasileirão, um ponto apenas acima da zona de rebaixamento.
A situação do Timão só não é pior pelo grande fase de Róger Guedes, com 19 gols marcados em 31 partidas, média de 0,61 por jogo.
Internamente os dirigentes trabalham com a possibilidade de trazer um reserva para a posição. A comissão técnica entende que os jovens da base têm potencial. Mas o ideal seria contar com um atleta mais experiente para poder ser uma sombra ou até mesmo revezar com Yuri Alberto.
Lado “garçom” do atacante do Corinthians
Yuri Alberto fez 16 gols em 56 partidas pelo clube e tem oito assistências para seus companheiros, sendo seis só nesse ano. Dessas quatro foram para Róger Guedes.
Esse fato ajudou a minimizar as críticas em relação ao centroavante. Inclusive uma dessas aconteceu recentemente, na vitória contra o Fluminense por 2 x 0 no Brasileirão.
Mas como citado, a falta de gols e o desempenho do clube fazem com que o jogador seja apontado como um dos culpados pelo momento do Timão na temporada. Isso mesmo com o atleta participando de 11 dos 36 gols do Corinthians no ano.