O Osasuna conseguiu se classificar para a Conference League após terminar na sétima colocação da La Liga. Entretanto, a equipe espanhola pode se ver excluída da competição, devido a uma investigação que está sendo realizada pela Uefa, segundo informações do jornal “Sport”.
A confederação que rege o futebol na Europa estaria investigando a equipe por ter estado supostamente envolvida na manipulação de dois jogos na temporada 2013/14. Caso seja provado a culpa do Osasuna, o time pode ser penalizado com a sua exclusão da próxima edição da Conference League.
As acusações são de que a diretoria da equipe naquela época teria cometido os crimes de apropriação indébita, falsificação documental, corrupção esportiva e crime contábil.
Segundo informações do “Diario de Navarra”, jornal da cidade de Osasuna, a equipe não teria recebido qualquer notificação da Uefa sobre a abertura de um processo oficial que poderia colocar em risco sua presença na terceira maior competição europeia da próxima temporada.
Caso a punição ocorresse, a vaga para a competição ficaria para o oitavo colocado dessa edição da La Liga, que é o Athletic de Bilbao.
Osasuna fez boa temporada na La Liga
Caso a investigação indique que os crimes realmente foram cometidos na longínqua temporada de 2013/14, o time seria muito prejudicado em sua campanha em 2022/23, que foi muito boa.
Além da sétima colocação na La Liga, o Osasuna também alcançou a final da Copa do Rei, tendo sido derrotado pelo Real Madrid na decisão.
O sucesso nas duas competições e a classificação para a Conference League tendem a ajudar financeiramente a equipe e se estruturar melhor para a próxima temporada, quando retornará para uma competição europeia depois de vários anos.