Nessa segunda-feira (5), Bia Haddad teve uma importante vitória contra a espanhola Sara Sorribes Torno, pelo placar de 2 sets a 1, parciais de 6/7 (3/7), 6/3 e 7/5 em um duelo de quase quatro horas de duração.
A virada histórica garante uma vaga nas quartas de final de Roland Garros, tendo como adversária Ons Jabeur, atleta da Tunísia e atual número 7 do ranking da WTA, que se classificou após vencer a norte-americana Bernarda Pera por 2 set a 0, parciais de 6/3 e 6/1.
Com o resultado, Bia é a primeira tenista a chegar nessa fase de um Grand Slam desde 1968, repetindo o feito de Maria Esther Bueno. E se considerarmos apenas a Era Aberta, o feito é ainda maior, afinal ela é a primeira brasileira a alcançar essa marca.
Além disso, ela volta a colocar o Brasil em destaque em uma competição desse 2001, ano quem Gustavo Kuerten, o Guga, disputou à quartas de final no US Open e Roland Garros.
Emoção de Bia Haddad pela vitória
Depois do resultado épico, a tenista se emocionou, chegando às lagrimas após confirmar sua vaga nas quartas de final de Roland Garros.
“Eu tentei pensar de uma forma positiva nos momentos mais difíceis. Pensei que, se eu estava sentindo o nervosismo, minha adversária também sentindo. Meu técnico me mandou uma entrevista do Djokovic, falando de nervosismo. Então, se o Djokovic fica nervoso, quem sou eu para não ficar? Precisamos aceitar, nos mantermos firmes para aguentar a pressão”, declarou Bia Haddad.
Detalhes do duelo histórico
A partida teve 3h51 de duração, sendo o jogo feminino mais longo do ano. Além disso é o terceiro mais longo em toda história de Roland Garros.
O primeiro set foi equilibrado, sendo decidido apenas no tie-break. Mas no segundo set a brasileira começou a mudar o cenário da partida. A espanhola abriu o placar de 3 games a zero, só que ela emplacou uma virada de 6/3, empatando confronto.
Já no terceiro e decisivo set as duas tenistas tiveram um embate equilibrado, chegando a um empate em 5/5, mas com uma quebra e confirmando seu serviço Bia Haddad fechou o set e a partida épica.