O Grêmio pode ver mais uma de suas joias deixar o clube. Nos últimos anos, a torcida tricolor se acostumou a ver alguns jogadores revelados nas divisões de base serem negociados com equipes da Europa. Agora, chegou de exportar atletas para a Argentina.
O Torcedores.com apurou que o Racing Club está interessado em contratar o lateral-esquerdo Wesley Costa. O jogador, de 19 anos, é titular absoluto da equipe sub-20 tricolor e ainda não atuou pelo time profissional em 2023.
O Racing tenta a contratação do defensor por empréstimo até o fim da atual temporada e com opção de compra dos direitos econômicos. A ideia é amarrar o acordo agora a fim de contar com Wesley Costa a partir de julho, quando será aberta a janela de transferência.
O Grêmio, por sua vez, não se opõe a uma possível negociação. Isso porque, o atleta dificilmente terá uma oportunidade com Renato Portaluppi. Dessa forma, o lateral-esquerdo poderá sair desde que o clube de Avellaneda pague uma compensação financeira.
Ainda segundo apurou a reportagem, Wesley Costa tem contrato com o Grêmio até dezembro de 2024. A multa rescisória para o mercado externo está fixada em 25 milhões de euros (R$ 135 milhões, na cotação atual).
Já para o mercado interno o montante é de 40 milhões de euros (R$ 270 milhões), o que é inviável para os clubes do futebol brasileiro. O valor aumentou após o jogador assinar seu primeiro contrato como profissional em dezembro de 2023.
A carreira de Wesley Costa
Nascido em Alvorada, no Rio Grande do Sul, Wesley da Costa Silva está no Grêmio desde 2021. Ele iniciou sua trajetória com a camisa tricolor atuando pela equipe sub-17. Desde então, não parou de acumular boas atuações e chamar a atenção de olheiros.
Wesley Costa, que é meia-esquerda de origem, passou a atuar na lateral-esquerda após ser promovido ao time sub-20 pelo técnico Luís Eduardo Quadros em 2022. Depois disso, o jogador não saiu mais da posição.
Nesta temporada, por exemplo, a joia tricolor disputou oito partidas pela equipe de juniores. Nesse ínterim, foram três no Campeonato Brasileiro e cinco na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Além disso, marcou um gol e totalizou 653 minutos em campo.