Jorge Sampaoli está enfrentando dificuldades em seus primeiros jogos pelo Flamengo. Em quase um mês na Gávea, o técnico argentino comandou o Rubro-Negro em seis partidas. Assim, amargou três derrotas para Internacional, Botafogo e Athletico, além de duas vitórias contra Ñublense-ARG e Maringá e um empate diante do Racing-ARG. Ou seja, somente 38,9% de aproveitamento.
De acordo com Rafael Reis, colunista do UOL, Sampaoli vem encarando o seu pior início de trabalho em quase duas décadas. Afinal, em 2004, o treinador começou sua passagem pelo Coronel Bolognesi-PER perdendo seus seis primeiros jogos, na elite do Campeonato Peruano.
De lá para cá, o argentino emendaria mais 13 trabalhos, incluindo as seleções do Chile e da Argentina. Destes, apenas no Sevilla-ESP, em 2016, Sampaoli teria um desempenho similar ao atual no Flamengo. Nos demais, sempre começou melhor em seus seis primeiros jogos. Aliás, sempre obtendo 50% ou mais de aproveitamento.
Dirigente responde a processo criminal e desabafa: “Flamengo está sendo perseguido”
Algumas largadas de Jorge Sampaoli foram excelentes. Por exemplo, no Atlético-MG em 2020, venceu sete dos oito jogos iniciais. Nas seis primeiras partidas pelo Galo, o aproveitamento do hoje técnico do Flamengo foi de 88,9%. Em seu trabalho seguinte, pelo Olympique de Marselha-FRA em 2021, foram cinco vitórias nas sete primeiras jornadas.
Sampaoli perdeu os três jogos em que dirigiu o Flamengo no Brasileirão Série A
As três derrotas sofridas por Jorge Sampaoli aconteceram pelo Brasileirão Série A, onde o técnico disputou três partidas. Ou seja, amarga 0% de aproveitamento na competição. Dessa forma, o argentino vai ter a chance de melhorar o desempenho pelo Flamengo nesta quarta-feira (10). Assim, o Rubro-Negro receberá o Goiás no Maracanã pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 20h (horário de Brasília).
Atualmente na zona de rebaixamento da competição, o Flamengo é o 17º colocado com três pontos em 12 jogos. A única vitória aconteceu contra o Coritiba, na estreia. No 3 a 0 sobre o Coxa no Maracanã, o Rubro-Negro foi comandado interinamente por Mário Jorge, que substituiu o então recém-demitido Vítor Pereira.