Menos de uma semana após o pedido de demissão de Cuca e a procura por alguns nomes, o Corinthians definiu o seu treinador. Vanderlei Luxemburgo retorna ao clube para sua terceira passagem à frente do comando técnico. A informação foi oficialmente divulgada na tarde desta segunda-feira (1º) por meio das redes sociais oficiais.
O contrato irá até o fim da atual temporada, quando termina também o mandato do atual presidente, Duílio Monteiro Alves. A estreia irá acontecer já nessa terça-feira (2), quando o Timão terá duelo decisivo contra o Independiente del Valle às 21h, pela terceira rodada da fase de grupos da Taça Libertadores da América.
Sem técnico depois da classificação na Copa do Brasil diante do Remo, a equipe do Parque São Jorge procurava um substituto após a demissão de Cuca, como repercussão da condenação do ex-treinador na Suíça em 1989 e das ameaças relatadas por ele a membros de sua família. Alguns nomes foram procurados. Tite afirmou estar à espera de um projeto internacional e recusou a proposta. Mano Menezes preferiu ficar no Internacional. Roger Machado foi sondado, mas a repercussão negativa fez com que a direção desse um passo atrás na negociação.
Luxemburgo e Corinthians
A experiência de Luxemburgo no futebol e no clube foi um argumento usado por conselheiros de peso para que Duílio fizesse contato com Luxa. No Timão, são duas passagens. A primeira ocorreu em 1998. Conquistou o Campeonato Brasileiro sobre o Cruzeiro e saiu para assumir a Seleção Brasileira. Em 2001, venceu o Campeonato Paulista. Ao todo, foram 164 partidas, com 62 vitórias, 33 empates e 39 derrotas.
Luxa comanda a atividade de preparação final e estará à beira do gramado no jogo contra o Independiente del Valle, na Neo Química Arena, em São Paulo/SP. A partida é de fundamental importância para o Corinthians seguir firme em busca de uma vaga nas oitavas de final da Libertadores.