Home Outros Esportes MLB: Oakland Athletics tem plano para construir estádio de US$ 1 bilhão em Las Vegas

MLB: Oakland Athletics tem plano para construir estádio de US$ 1 bilhão em Las Vegas

A's serão segundo time a trocar Oakland por Vegas nesta década

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

A saída dos Athletics de Oakland está cada vez mais iminente. Após catorze anos de discussões frustradas para tentar construir um novo estádio na cidade californiana, os donos do time decidiram que Las Vegas vai ser o futuro da franquia.

Segundo informações de jornais de Las Vegas, os A’s adquiriram na semana passada um terreno de 49 acres na Las Vegas Strip, a poucas quadras do Allegiant Stadium (Raiders) e em frente à T-Mobile Arena (Golden Knights).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O objetivo é construir um estádio com capacidade entre 30 e 35 mil pessoas e que deve custar perto de um bilhão de dólares. Esse dinheiro é uma parceria público-privada do Oakland Athletics com o condado de Clark, onde fica Las Vegas.

Segundo o presidente da equipe, Dave Kaval, as negociações para a compra do terreno já duram dois anos. Com a aquisição feita, a ideia é que a construção do estádio comece já no ano que vem e que os Athletics se mudem para ele na temporada de 2027. No entanto, como o contrato de concessão do Coliseum com a cidade de Oakland expira em 2024, há uma possibilidade do time se realocar para Vegas e jogar em um estádio de ligas menores até que a construção finalize.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Por um tempo, estávamos em caminhos paralelos (com Oakland), mas voltamos nossa atenção para Las Vegas para conseguir um acordo aqui para os A’s e encontrar uma casa de longo prazo. Oakland tem sido um ótimo lar para nós há mais de 50 anos, mas realmente precisávamos que essa saga de duas décadas fosse concluída, e sentimos que há um caminho aqui no sul de Nevada para fazer isso”, disse Kaval ao Review-Journal.

O Oakland Athletics joga no Coliseum desde 1968, quando chegou à cidade. Porém, há mais de uma década o estádio está em situação precária. Vestiários alagados com água de esgoto, gambás vivendo nas cabines de transmissão, mofo nas paredes e assentos quebrados são alguns dos problemas do local. Foi muito por conta desta situação que os Raiders, da NFL, trocaram Oakland por Las Vegas em 2020.

O comissário da MLB, Rob Manfred, já mostrou publicamente seu apoio para a mudança do time para a nova cidade. “Apoiamos os A’s voltando seu foco para Las Vegas e esperamos que eles concluam esse processo até o final do ano”.

Já a prefeita de Oakland, Sheng Thao, não ficou contente com o anúncio dos Athletics. Ela alegou que foram feitos inúmeros esforços para manter a equipe na cidade e construir um novo estádio, mas que os A’s não agiram de boa fé e “usaram este processo apenas para conseguir um acordo melhor com Las Vegas”.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial