Com problemas em sua lateral-direita desde o início da temporada, o São Paulo pode ter uma nova baixa na posição. Isso porque, segundo o jornalista Gabriel Sá, da Jovem Pan, o Coritiba fez uma proposta para contratar o lateral Rafinha, que está se recuperando de lesão, e teria chegado a um valor que agradou as partes.
Conforme o repórter, o clube paranaense ofereceu um valor que não agradou o São Paulo, que optou por não liberar o defensor. Mas tudo mudou nesta semana, com uma contraproposta que chamou a atenção de Rafinha e do São Paulo, que optou por não endurecer a saída do veterano.
Rafinha renovou com o São Paulo no fim de 2022 e poderia ser mais utilizado em 2023, mas passou por lesão durante o Campeonato Paulista e segue fora de combate.
Rafinha foi revelado pelo Coritiba
O lateral de 37 anos começou sua carreira no Coritiba em 2004, quando logo se tornou titular. Ficou um ano e meio no clube, como dono da posição, com mais de 50 jogos disputados e seis gols. Foi vendido ao Schalke 04, da Alemanha, onde se tornou ídolo e fez grande parte de sua carreira. Foram cinco temporadas no clube alemão, onde se destacou e foi negociado com o Genoa, da Itália.
Ficou apenas uma temporada na Serie A, sendo vendido ao Bayern de Munique, maior clube do futebol alemão, em 2011. Foram sete anos e meio no Bayern, onde ficou entre reserva e titularidade, mas acumulou títulos, entre sete Bundesligas e uma Champions League.
Voltou ao Brasil em 2019 para atuar pelo Flamengo, onde brilhou na temporada, sendo campeão brasileiro e da Libertadores. Surpreendeu ao sair em 2020 para jogar no Olympiacos, da Grécia, mas em 2021 voltou para ser titular do Grêmio na campanha do rebaixamento para a Série B. Recebeu proposta e assinou com o São Paulo em 2022. Foram mais de 50 jogos pelo Tricolor paulista, sendo apenas três em 2023, até se lesionar.