O Cruzeiro se despediu do Campeonato Mineiro neste domingo (19), ao perder por 2 a 1 para o América-MG no jogo de volta das semifinais, no Estádio Independência. Assim, o técnico uruguaio Paulo Pezzolano comunicou a sua saída do Cabuloso logo após o término da partida em Belo Horizonte.
O treinador conduziu o retorno do Cruzeiro à elite do futebol brasileiro com uma certa facilidade, ao ser campeão com folga do Brasileirão Série B em 2022. Afinal, o acesso aconteceu com sete rodadas de antecedência. Contudo, Pezzolano deixou o comando técnico do clube celeste depois de uma campanha ruim no Campeonato Mineiro, em que venceu apenas três dos 10 jogos no estadual. Aliás, o uruguaio admitiu que a decisão de saída era pensada desde dezembro.
Assim, a importância de Pezzolano na história recente do Cruzeiro é reconhecida por um dos grandes nomes da história do clube, como Procópio Cardozo. Aliás, o experiente profissional teve diversas passagens pelo comando técnico celeste. Nesse sentido, o ex-zagueiro do Cabuloso campeão da Taça Brasil de 1966 costuma ser bem ativo em sua conta no Twitter. Na rede social, Procópio, que completará 84 anos nesta terça-feira (21), enalteceu Pezzolano.
“Quais foram os treinadores mais importantes do Cruzeiro? Seu Niginho porque organizou o time em 1959 e foi campeão após muitos anos sem títulos. Zezé Moreira pela importância da Libertadores. E Airton Moreira que apresentou o Cruzeiro ao mundo em 1966. Depois deles Pezzolano”, escreveu Procópio Cardozo, em resposta à postagem de agradecimento do Twitter da Raposa ao uruguaio.
Procópio justificou ausência de Luxemburgo entre os técnicos mais importantes do Cruzeiro
Então, um seguidor rebateu o ex-zagueiro, questionando a ausência na relação de Vanderlei Luxemburgo, campeão brasileiro pelo Cruzeiro em 2003. “O Vanderlei está entre os maiores vencedores. Eu opinei sobre os mais importantes na história do clube”, respondeu Procópio Cardozo.