A natação paralímpica brasileira continua fazendo bonito em águas internacionais. Depois de Carol Santiago, brilhar na Itália, agora foi a vez de Gabriel Araújo.
No último sábado, 18 de março, o brasileiro bateu o recorde mundial dos 50m borboleta no World Series, em Sheffield, na Inglaterra.
Araújo fez 53s80. A antiga marca, de 55s49, era dele mesmo, registrada na semana passada na etapa de Lignano, na Itália.
Na última quinta-feira, 16, Gabriel já havia estabelecido um novo recorde mundial nas piscinas inglesas: ele marcou 3min23s83 na prova dos 150m medley.
Ainda neste sábado, o nadador que tem focomelia, doença congênita que impede a formação normal de braços e pernas, conquistou a medalha de bronze nos 200m livre, ao fazer em 4min09s87.
Além de Gabriel Araújo, Brasil registra outros bons resultados
Mas não foi só Gabrielzinho que encheu o Brasil de orgulho no penúltimo dia de competições: Carol Santiago bateu o recorde mundial na prova dos 50m borboleta duas vezes no dia: primeiro, nas eliminatórias, quando fez 29s21, e depois, já nas finais, cravou 29s19 e decretou a nova marca novamente. Antes, o melhor índice era da russa Elena Krawzow, que nadou a prova em 29s49 em 2019, na Alemanha.
Entre outros resultados do dia, o nadador catarinense Talisson Glock, pela classe S6, obteve a medalha de bronze na disputa dos 400m live, com o tempo de 5min01s30, repetindo o mesmo lugar no pódio que teve na mesma prova no Mundial da Ilha da Madeira, no ano passado. Talisson se sagrou campeão paralímpico em Tóquio nos 400m livre.
A etapa inglesa da World Series vai até esse domingo, 19 de março.