Na manhã dessa sexta-feira, foi feito o sorteio das quartas de final da Champions League. Os jogos da próxima fase serão Real Madrid x Chelsea, Manchester City x Bayern de Munique, Benfica x Inter de Milão e Milan x Napoli.
O enfrentamento entre Real Madrid e Chelsea acontecerá pela terceira temporada consecutiva na Champions League. Na edição passada, os espanhóis levaram a melhor, vencendo fora de casa por 3 a 1 e sendo derrotados pelo mesmo placar no Santiago Bernabéu. Na prorrogação do segundo jogo, os Merengues acabaram marcando um gol decisivo e avançando de fase.
Já em 2020/21, foi o vez do Chelsea avançar na semifinal da competição após empatar por 1 a 1 na Espanha e vencer em casa por 2 a 0. Nessa temporada, os Blues acabaram vencendo a Champions League.
Como estão Chelsea e Real Madrid, em comparação com os últimos enfrentamentos?
O confronto dessa temporada colocará frente a frente clubes em momentos diferentes comparados com os últimos enfrentamentos.
O Real Madrid perdeu um jogador muito importante do seu plantel com a saída de Casemiro, que foi para o Manchester United. Nessa temporada, o clube trabalha para rejuvenescer o seu elenco, Tchouameni, Valverde e Camavinga são jogadores centrais nesse projeto, sendo prováveis substitutos a longo prazo para Modric e Kroos.
Diversos outros veteranos já deixaram os Merengues, casos de Marcelo, Modric, Isco, Bale, entre outros. Na Espanha, o Real Madrid perdeu o domínio que vinha tendo no passado, permitindo que o rival Barcelona voltasse a disputar títulos sob o comando de Xavi.
Se o Real Madrid passa por um momento distinto, o Chelsea vive situação mais radical ainda. O clube mudou de dono nessa temporada, Roman Abramovic vendeu o time para Todd Boehly, que tem visão diferente quanto a administração do futebol. Contudo, os dois têm algo em comum: muito dinheiro para gastar.
Nessa temporada, os Blues se tornaram o clube que mais investiu em um período de um ano na história do futebol. Para reforçar o elenco de Graham Potter, foram contratados Wesley Fofana, Koulibaly, Cucurella, Enzo Fernández, Sterling, João Félix, Aubameyang, Modryk, entre outros.
Por outro lado, esse período de transição cobrou um preço alto esportivamente. Os Blues ocupam apenas a 10º colocação na Premier League e têm chances muito pequenas de conseguir a classificação para a próxima Champions League.