No podcast “Deu Zebra Cast”, em que o convidado era Sérgio, ex-goleiro do Palmeiras, o debate era sobre a evolução dos goleiros.
Então, o jornalista Fábio Sormani, ex-ESPN, disse que uma das maiores evoluções foi no tamanho do goleiro. Ele relembrou que antigamente, goleiros como Valdir Joaquim de Moraes, Leão, Heitor, Sérgio Valentim, Waldir Peres, entre outros, eram “baixinhos”, tendo no máximo 1,80 de altura.
Sormani disse que isso reflete no número maior de pênaltis que são defendidos atualmente. Então, o jornalista sugere que o pênalti seja cobrado mais de perto, para privilegiar o cobrador e aumentar o número de gols nas partidas.
“Os goleiros hoje são muito maiores. Antigamente, os goleiros eram mais baixos. Você ia bater pênalti contra eles, era mais fácil. Hoje em dia os goleiros tem 2 metros. O Courtois tem 2,2 metros. Você vai bater pênalti nele, ele abre o braço e tampa o gol inteiro. Eu acho que a marca do pênalti precisa ficar mais perto do gol, está muito fácil para os goleiros.”
“O bom do futebol é o gol. O goleiro é o “estraga prazer”. O orgasmo do futebol é o gol. No basquete é a cesta. Aí o jogo tá lá, amarrado, de repente sai um pênalti e o goleiro vai lá e pega. A distância hoje do pênalti é de 11 metros, eu cairia para 8 metros”, sugeriu o jornalista.
Sormani diz que Cássio é melhor que Weverton porque pega pênalti
Ainda na mesma discussão, o jornalista disse que acha Cássio, do Corinthians, melhor que Weverton, do Palmeiras, porque é mais pegador de pênalti.
“Eu sou mais o Cássio. O Cássio pega pênalti, o Weverton não pega. O Weverton pega nessas cobranças que batem cinco, aí ele acaba pegando um. O Cássio pega pênalti nos 90 minutos. Me fala um pênalti que o Weverton pegou?”
Já Sérgio, ex-goleiro do Palmeiras, discorda do jornalista e explica os motivos de achar Weverton melhor.
“O Weverton também pega pênalti. E em termos de regularidade, o Weverton tá sempre no nível alto. Tecnicamente, fisicamente e reposição, o Weverton sem dúvidas é melhor. O Cássio é um goleiro de decisão, mas não mantém a regularidade”, disse Sérgio.