O Manchester United foi o grande destaque na imprensa europeia nos últimos dias. Além de eliminar o Barcelona na Liga Europa, o clube encerrou um jejum de títulos que já durava seis longos anos.
O fim da seca aconteceu no domingo (26), quando a equipe comandada por Erik ten Hag bateu o Newcastle por 2 a 0 na final da Copa da Liga Inglesa. Aliás, o último troféu conquistado pelos Red Devils havia sido justamente a Copa da Liga em 2016/2017.
Um dos grandes responsáveis pela temporada até aqui vitoriosa do Manchester United é o treinador Erik ten Hag. Contratado em abril do ano passado, o holandês tem se mostrado uma escolha acertada.
Desde que chegou ao clube, Ten Hag acumula ótimos números. São 41 partidas à frente dos Red Devils, com 30 vitórias, cinco empates e seis derrotas, além de encerrar o jejum de taças dos vermelhos de Manchester.
Os números impressionam já que esse é apenas o segundo trabalho de Erik como treinador de um clube de primeiro escalão na Europa. Antes, ele havia trabalhado como gerente e diretor esportivo em times da Holanda, e treinou o Bayern de Munique II.
Erik Ten Hag no Ajax
Seu primeiro trabalho de destaque foi em seu país natal. Na temporada 2017/2018, Erik ten Hag assumiu o comando do Ajax, um dos maiores clubes da Holanda.
Por lá, o treinador teve papel fundamental na história recente do gigante de Amsterdã. A exemplo do que aconteceu no Manchester United, Ten Hag também tirou o Ajax da fila.
Dessa forma, logo na temporada seguinte o técnico levou o time da capital holandesa à conquista da Copa da Holanda e do Campeonato Holandês, encerrando a seca de cinco anos sem conquistas.
Chances de mais títulos com o Manchester United
Com o Manchester United, Erik ten Hag tem a possibilidade de ampliar ainda mais a sala de troféus do clube ainda este ano. Isso porque os Red Devils surgem como favoritos de pelo menos dois campeonatos.
Um deles é a Copa da Inglaterra. A equipe se classificou para as quartas de final do torneio na última quarta (1), quando bateu o West Ham por 3 a 1. Na próxima fase, o United vai encarar o Fulham no próximo dia 18.
Além disso, o Manchester segue firme na disputa da Liga Europa. Depois de despachar o Barcelona, jogando um futebol de alto nível, os ingleses terão pela frente mais um clube espanhol. Entre os dias 9 e 16 de março, o gigante inglês vai encarar o Real Betis.
No entanto, dentro da Premier League a tarefa é muito mais árdua. Atualmente, os Red Devils estão na terceira colocação com 49 pontos – 11 a menos do que o líder Arsenal. Por isso, a briga pelo título está quase descartada.