Home Futebol Veja a “ligação” entre Dorival Júnior e os três títulos perdidos por Vítor Pereira no Flamengo

Veja a “ligação” entre Dorival Júnior e os três títulos perdidos por Vítor Pereira no Flamengo

Rubro-Negro amargou mais uma derrota em decisões, ao perder nos pênaltis a Recopa Sul-Americana para o Independiente del Valle

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

O Flamengo disputou seu terceiro título em 2023. E lamentou a terceira derrota. Mesmo que tenha batido nesta terça (28) o Independiente del Valle por 1 a 0 no Maracanã, com um gol de Arrascaeta no último lance do tempo normal, o Rubro-Negro perdeu nos pênaltis por 5 a 4. Aliás, o próprio camisa 14 uruguaio desperdiçou sua cobrança, proporcionando a primeira taça da Recopa Sul-Americana para a equipe equatoriana.

Assim, Vítor Pereira amargou seu terceiro fracasso como técnico do Flamengo em exatamente um mês. Anteriormente, foi superado pelo Palmeiras de Abel Ferreira na Supercopa do Brasil, em Brasília, perdendo por 4 a 3 em 28 de janeiro. Já no Mundial de Clubes da Fifa, em 7 de fevereiro, foi alijado da final pelo Al-Hilal-ARA, finalizando o torneio na terceira colocação após vitória sobre o Al-Ahly-EGI.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Aliás, o técnico disputou os três títulos do começo de temporada por conta das duas conquistas de seu antecessor no Flamengo, Dorival Júnior. Inclusive, o próprio treinador português, cuja saída polêmica do Corinthians repercute até hoje, tem uma ligação direta com a Copa do Brasil e a Libertadores celebradas pelo Rubro-Negro no ano passado.

Pelo Corinthians, Vítor Pereira perdeu dois confrontos mata-mata para o Flamengo

Em agosto, o Flamengo de Dorival encarou o Corinthians de VP pelas quartas-de-final da competição continental. Com um 2 a 0 na ida em plena Neo Química Arena, o Rubro-Negro encaminhou a classificação para as semifinais da Libertadores. Ela seria sacramentada com um 1 a 0 no Maracanã na volta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dois meses depois, Flamengo e Corinthians voltariam a duelar em mata-mata, na decisão da Copa do Brasil. Entretanto, os confrontos foram bem mais equilibrados. Com um 0 a 0 em Itaquera e 1 a 1 no Rio, o Rubro-Negro de Dorival bateria o Timão de Vítor Pereira nos pênaltis, por 6 a 5.

Mesmo que Dorival Júnior tenha conduzido novamente o Flamengo ao caminho das boas atuações e das taças, acabou sendo trocado pelo próprio Vítor Pereira na virada do ano. Assim, o técnico português, que alegou problemas familiares para não permanecer no Corinthians, aceitou trabalhar no Rubro-Negro.

Então, VP teve a chance de comemorar seus primeiros títulos em solo brasileiro através das conquistas de Dorival sobre o próprio português. Contudo, acabou perdendo as três decisões que disputou pelo Flamengo em apenas 31 dias.

PUBLICIDADE
Better Collective