Jovem é considerado uma grande promessa das quadras através de bons números e recordes
Nesta sexta-feira (24), o espanhol Carlos Alcaraz, que atualmente é o segundo no ranking da ATP, derrotou por dois sets a zero o sérvio Dusan Lajovic, em um confronto de uma hora e 54 minutos, para garantir vaga na próxima fase do Rio Open, que acontece na quadra Guga Kuerten, e agora tentará ser bicampeão. Agora, o tenista que completa 20 anos em maio aguarda o vitorioso entre o chileno Nicolás Jarry, bicampeão pan-americano, e o argentino Sebastián Báez, algoz do brasileiro Thomaz Bellucci em sua derradeira partida. Domingo, o espanhol poderá igualar os pontos do também sérvio Novak Djokovic, que teve recentes problemas em virtude do comprovante vacinal de Covid-19.
Mais jovem tenista número 1 do planeta ao faturar o US Open em setembro, Carlos Alcaraz sacramentou a vitória no tie-break após cruzar para fora em um 5-5 e dois set points. O espanhol sobrou nos dois sets, apesar do sérvio oferecer perigo abrindo 4-2, encarando um adversário destemido, conseguindo um quebra e levando uma poderosa desvantagem nos quatro games seguintes.
O surgimento de Carlos Alcaraz se deu aos 17 anos, quando foi o tenista mais jovem a garantir vaga no quadro final de um grand slam, no Australian Open, realizado em Melbourne, em janeiro daquele ano. Também igualou a marca do compatriota Rafael Nadal, que tinha a mesma faixa etária ao disputar o Torneio de Wimbledon em 2003. Ano passado, sofreu um golpe doloroso e inesperado com a derrota para o italiano Matteo Berretini no tie-break do quinto set.
Vingou-se na última edição do Rio Open, conquistando o título sobre o argentino Diego Schwartzman por dois sets a zero, 6/4 e 6/2, o primeiro ATP 500 de sua promissora carreira, após ter derrotado nomes como Jaume Munar e Federico Delbonis.