O Vasco da Gama e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) passam por um momento complicado em sua relação. Isso por que devido ao ranking nacional da entidade, o clube não poderá disputar Brasileiros sub-17 e sub-20 em 2023, uma vez que ocupa a 22ª colocação e apenas os 20 primeiros ranqueados estarão nos torneios.
O ranking leva em conta o desempenho da categoria principal, mas desde o ano passado o Gigante da Colina vem tentando argumentar com a CBF pela criação de um ranking próprio da base, mas a mudança na diretoria da Confederação adiou esta mudança. No início do mês o clube enviou um ofício à CBF destacando seu desempenho recente em torneios de base do país e os vários jogadores cedidos para as seleções de base.
Frente a falta de resposta da CBF, o Vasco optou por solicitar a desconvocação de Rayan, Matheus e Phillipe Gabriel, trio chamado para a seleção sub-17 para um amistoso contra o Equador. Os atlétas ficariam a serviço da seleção Brasileira sub-17 entre os dias 24 de fevereiro e 03 de março, mas a CBF deve anunciar a desconvocação a qualquer momento.
Por conta da atitude do clube, a CBF pode optar por não convocar os atletas do Gigante para o Mundial sub-20, que acontece neste ano, e também para outras competições de base.
Lembrando que o Gigante da Colina teve um dos jogadores destaque na conquista da seleção Brasileira no Sul-Americano sub-20 com Marlon Gomes, além da joia Andrey Santos, também revelado no Vasco e rescentimente vendido ao Chelsea, da Inglaterra.
Procurada pelo portal torcedores.com, a assessoria do Vasco da Gama não se pronunciou sobre o assunto até o momento da última atualização desta matéria.