Erling Haaland faz história no Manchester City logo em sua primeira temporada no clube. O atacante norueguês quebra recordes e impõe marcas praticamente de forma semanal. Nesta quarta-feira (15), o ex-Borussia Dortmund anotou o terceiro gol na vitória da equipe de Pep Guardiola por 3 a 1 contra o Arsenal, fora de casa, em jogo decisivo da Premier League.
Com a bola na rede ele pôs fim ao jejum, já que não marcava há três jogos. Além do mais, o jovem de 22 anos igualou uma marca de Kun Aguero, que é considerado por muitos torcedores o maior ídolo da história do City. Ele chegou aos 26 gols nesta edição da Premier League, mesmo número que o argentino conseguiu em 2014/15 na competição, o que é o máximo que um jogador alcançou na liga na história dos azuis de Manchester.
O que chama a atenção é que Haaland igualou o recorde de Aguero em apenas 22 jogos em campo. O City tem mais 15 partidas pela frente na Premier League e o norueguês pode quebrar outros recordes históricos. Os goleadores máximos da história em uma só edição da liga são Andy Cole, em 1993/94 pelo Newcastle United, e Alan Shearer, em 1994/95 pelo Blackburn Rovers, ambos com 34 gols.
O grande detalhe dessa estatística é que esses dois históricos jogadores da década de 90 fizeram 34 gols em uma época em que a Premier League tinha 22 clubes, ou seja, quatro rodadas a mais em comparação com o atual modelo. No atual formato de 38 rodadas, o recordista é Mohamed Salah, em 2017/18 pelo Liverpool, com 32 bolas na redes.
Neste ritmo, Haaland tem grandes chances de bater os dois recordes. E o Manchester City vai precisar dos gols dele para ser campeão da Premier League em 2022/23, em disputa acirrada com o Arsenal: ambos têm 51 pontos neste momento, mas o time de Guardiola lidera pelos critérios de desempate. O Manchester United aparece logo atrás, com cinco pontos a menos.
“Foi muito positivo, grandes comemorações, estou feliz com tudo. Precisávamos dessa vitória e agora temos que continuar nessa corrida, porque é o que o Manchester City deve fazer”, disse Haaland após vitória contra o Arsenal nesta semana.