O técnico Renato Gaúcho vai utilizar a partida do próximo sábado (18), contra o São Luiz, de Ijuí, para fazer experiência na equipe para encontrar uma solução para a ausência de Fábio do time titular. O lateral teve lesão muscular confirmada e pode ser desfalque por alguns jogos, o que deve ser um problema para o Grêmio.
A tendência é que Renato mande a campo um time reserva, com dois jogadores brigando pela vaga de Fábio. João Pedro, que é lateral de origem, e Thaciano, volante que atuaria improvisado, podem ser titulares contra o São Luiz. Thaciano foi o escolhido para entrar na vaga de Fábio no último jogo, enquanto João Pedro ficou no banco de reservas, mesmo sendo de origem da posição.
Por que Thaciano está à frente de João Pedro?
Renato Gaúcho já disse que pretende usar apenas jogadores de sua própria posição na equipe, incluindo João Pedro na vaga de Fábio. Porém, Thaciano está à frente de João Pedro no Grêmio por conta de um problema prático: o lateral não entra em campo há mais de 230 dias. Ele chegou emprestado do Porto e precisa adquirir ritmo de jogo para ter espaço na equipe.
A última partida do lateral foi pela Libertadores da América do ano passado, quando o Corinthians empatou por 0 a 0 com o Boca Juniors. Ele voltou ao Porto, mas não foi utilizado até fechar com o Grêmio. Thaciano, por sua vez, é um homem de confiança para Renato, sendo assim um atleta pronto para exercer quase qualquer função na equipe, além de ter ritmo para atuar de imediato.
O jogador só não entrou em campo em uma partida do Grêmio em 2023, na vitória por 2 a 0 sobre o Esportivo. Mesmo na reserva, o volante segue como um dos atletas mais utilizados do plantel.