Erling Haaland chegou no Manchester City no início da temporada e causou impacto imediato. Com 31 gols em 29 jogos, ele é o artilheiro absoluto do time e da Premier League. No entanto, há o debate sobre o funcionamento da equipe de Pep Guardiola com o ex-Borussia Dortmund em campo, algo que foi comentado por Arsene Wenger, ex-treinador do Arsenal.
“Dizer que o City é uma equipe pior com o Haaland é uma palavra muito forte. Digamos que o Haaland faz do City uma equipe diferente. De que forma? Agora, com ele, precisam de mais tempo para recuperar a bola e, quando a têm, tentam procurar servi-lo imediatamente. Apostam menos no jogo interior e mais nos cruzamentos e lançamentos na profundidade. É um time mais impaciente com o Haaland”, analisou Arsene Wenger, em declaração ao beIN Sports.
Em temporadas passadas, a artilharia do City era dividida entre diversos atletas. Agora, Haaland domina os números e é o goleador máximo. O tema abre portas para questionamentos sobre o andamento da equipe de Guardiola.
Fato é que o City bicampeão da Premier League segue na caça ao Arsenal pela liderança da atual edição. Além do mais, sonha em, finalmente, conquistar a primeira Champions League de sua história.
Para Jamie Carragher, ex-zagueiro do Liverpool e atual comentarista da Sky Sports, o norueguês está jogando no time errado: “Haaland vem de um clube que apostava muito no contra-ataque. Jogava caindo para a esquerda e usava a incrível velocidade dele, que aqui (na Inglaterra) não se tem visto. Ele pode ter escolhido o clube errado para tirar o melhor rendimento dele”, opinou o ex-jogador, que ainda disse:
“O Manchester City é uma equipe diferente e inferior com Haaland. Não é culpa dele, atenção. Só que é um estilo diferente do de Guardiola. Eles continuam marcando muitos golos, mas é muito mais fácil de lhes marcar”, analisou.