De maneira unânime, os 20 clubes que disputarão o Brasileirão Série A aprovaram o aumento do número de atletas estrangeiros a serem relacionados nos jogos. Em reunião do Conselho Técnico nesta terça-feira (14), na sede da CBF, foi determinada a ampliação de cinco para sete jogadores nascidos fora do Brasil, aptos para assinar a súmula nas partidas organizadas pela entidade. O Internacional hoje possui três.
Atualmente no elenco colorado, Mano Menezes tem à disposição como estrangeiros dois argentinos: o lateral-direito Fabricio Bustos e o zagueiro Gabriel Mercado. Completa a lista o meia uruguaio Carlos De Pena. Enquanto Bustos e De Pena chegaram no ano passado ao Beira-Rio, Mercado está desde 2021 em Porto Alegre.
Dessa forma, o trio é titular da equipe colorada. Entretanto, Mercado vai estrear em 2023 amanhã (16), diante do São José no Beira-Rio, às 21h30 (horário de Brasília) pela 8ª rodada do Campeonato Gaúcho. O defensor argentino está recuperado de uma lesão muscular na panturrilha esquerda. Desde então, vem sendo substituído no Internacional por Rodrigo Moledo.
Já Bustos é absoluto na lateral-direita, tendo um Mário Fernandes que ainda busca a melhor forma física como sombra na posição. E De Pena é um dos destaques do começo de temporada do Internacional. Afinal, marcou dois gols nos dois primeiros jogos da equipe no Gauchão. Portanto, é um dos pilares do meio-campo de Mano Menezes.
Internacional busca confirmar contratações no exterior
Com a mudança aprovada pelos clubes, o Internacional poderá contratar mais quatro jogadores estrangeiros. Nesse sentido, uma comitiva colorada liderada pelo presidente Alessandro Barcellos se encontra na Europa para a definição de reforços. Assim, Charles Aránguiz está muito próximo de retornar ao Beira-Rio. Mas o volante chileno, de grande passagem pelo Colorado entre 2014 e 2015, está sem atuar desde outubro pelo Bayer Leverkusen-ALE e precisará ser aprovado pelos exames médicos para assinar o contrato.
Além de Aránguiz, o Internacional irá se reunir nesta quinta-feira (16) com o Al-Hilal-ARA para discutir a liberação imediata de Gustavo Cuéllar. O volante colombiano ex-Flamengo, destaque da equipe árabe vice-campeã do Mundial de Clubes da Fifa, já tem um acordo verbal com o Internacional. Por fim, o equatoriano Enner Valencia, em fim de contrato com o Fenerbahçe-TUR, também é especulado. Contudo, o centroavante que marcou três gols na Copa do Mundo 2022 também teria ofertas da Europa.
Para a posição, existe um acerto com Luiz Adriano, campeão mundial com o Colorado em 2006. Mesmo que o centroavante, atualmente no Antalyaspor-TUR, seja confirmado, o Internacional ainda buscará um nome de peso para a camisa 9. O prazo para a inscrição de jogadores no Campeonato Gaúcho se encerra no dia 24.